A Câmara Municipal de Barcelos deliberou atribuir mais de 840 mil euros destinados à execução de obras em diversas freguesias do concelho. A decisão foi tomada esta tarde em reunião do Executivo e abrange 19 Juntas e Uniões de Freguesia.
De entre os subsídios aprovados, as verbas destinam-se maioritariamente à melhoria da rede viária (meio milhão); à beneficiação/recuperação de parques desportivos e edifícios escolares (112 mil euros); a obras em cemitérios e capelas mortuárias (118 mil euros); à conclusão da requalificação de uma antiga escola primária para albergue de peregrinos (45 mil euros); e a trabalhos arqueológicos (30 mil euros).
No setor do parque escolar, o Município decidiu avançar com a adjudicação de obras de remoção de coberturas em fibrocimento nas escolas de Alvito, Lijó e Manhente, à empresa «Francisco Ribeiro Braga & Cia, Lda.», pelo valor de 194.873,34 euros, acrescido de IVA, o que perfaz um valor total de 206.565,74 euros.
No que respeita à empreitada de reabilitação do Mercado Municipal de Barcelos, foi estabelecido um contrato adicional no montante de 106.815,60 euros, acrescido de IVA, destinado a trabalhos complementares.
Do mesmo modo, foram aprovados os trabalhos complementares da empreitada “Bem Estar Saúde Animal – Canil e Gatil”, após revisão do projeto de arquitetura e das especialidades de redes hidráulicas, no montante de 38.200,39 euros mais IVA
O Executivo camarário deliberou também atribuir apoios a refeições escolares a alunos carenciados, subsidiar o Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, no valor de 1.500 euros para o concurso de pintura mural.