Quarta-feira, Junho 19, 2024
20.6 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos associa-se à Semana Europeia do Desporto com várias atividades

Barcelos associa-se à Semana Europeia do Desporto com várias atividades

© iStock

São 15 as atividades propostas pelo Município de Barcelos, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, que se realiza de 22 de setembro a 1 de outubro, em diferentes espaços da cidade.

Ser ativo e adotar um estilo de vida saudável são os objetivos propostos para a comemoração da Semana Europeia do Desporto 2023.

O principal tema da campanha é #BEACTIVE, incentivando cada pessoa a ser mais ativa, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

No dia 22 de setembro, pelas 21:30, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, terá lugar uma Sessão de Esclarecimento subordinada ao tema “Apoios ao Desporto”, no decorrer da qual serão abordados vários temas, com especial destaque para os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo. A entrada é livre, condicionada à capacidade do auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos.

No dia 23 e 24 de setembro, o Auditório Municipal da Câmara recebe as Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é partilha de conhecimento e valorização da informação baseada na ciência. Serão debatidos vários temas, entre os quais o equilíbrio interno do atleta e os aspetos emocionais que possam interferir no seu percurso desportivo à nutrição desportiva e estratégias de recuperação. As inscrições são gratuitas, mas também limitadas à capacidade do Auditório Municipal.

No dia 24, na Avenida da Liberdade, às 09:00, terá lugar a prova de BTT “Maratona de BTT 5 Cumes”, organizada pela Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos.  Entre as 15:30 e as 17:30, no Largo Dr. José Novais, realiza-se uma demonstração de radiomodelismo, dinamizada pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

No dia 25 de setembro, entre as 14:00 e as 17:00, tem lugar no Parque da Cidade a prova de orientação pedestre, destinada aos utentes das IPSS do concelho, uma atividade desenvolvida pelos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos.

A 26 de setembro, durante todo o dia, são promovidas Atividades Desportivas com os Agrupamentos Escolares, no Centro da Cidade, nas quais centenas de jovens poderão praticar e/ou contactar com três modalidades desportivas (andebol, voleibol e ténis). Haverá também uma “Funzone” para recreio e animação. Ainda no dia 26, há lugar para mais duas iniciativas: às 18:00, uma Caminhada, com um percurso de cerca de 5Km, junto às margens do rio Cávado, com partida do Parque da Cidade. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser efetuadas aqui.

Também no dia 26, no Estádio Cidade de Barcelos, pelas 18:15, terá lugar o jogo de futebol feminino Portugal vs Noruega, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações Feminina.

No dia 28 de setembro, pelas 18:00, será promovida uma corrida, com um percurso de cerca de 5Km, junto às margens do rio Cávado, com partida do Parque da Cidade. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser efetuadas aqui.

No dia 29 de setembro, as Piscinas Municipais de Barcelos terão entrada gratuita, das 09:00 às 20:00.

No dia 30 de setembro, no Largo da Porta Nova, vai realizar-se uma atividade de Mini-Golfe, dinamizada pelo Necessidades Futebol Clube, que pretende dar a conhecer esta modalidade, e no decorrer da qual os interessados poderão experimentar esta modalidade.
Também, no dia 30, há treino aberto de Basquetebol, no recém-requalificado Ringue da Quinta do Aparício, dinamizado pelo Basquete Clube de Barcelos.

No encerramento da Semana Europeia do Desporto, dias 30 de setembro e 1 de outubro, das 09:00 às 17:00, decorre a disputa de 2 troféus: Troféu Super SSV 2023, no dia 30 de setembro, e Troféu X-Trophy Barcelos 2023, no dia 1 de outubro. Ambas as provas acontecem em Paradela, das 09:00 às 17:00.

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES