A Câmara Municipal de Barcelos aprovou hoje, em reunião do Executivo, o Projeto de Execução do “Passadiço Pedonal ao longo da Margem direita do Rio Cavado, entre a Frente Ribeirinha de Barcelos e a Zona da Quinta do Brigadeiro”.
A empreitada vai a concurso público com o valor base de cerca de 3,6 milhões de euros, acrescidos de IVA, e o prazo de execução dos trabalhos está estimado em 13 meses. “Paralelamente à aprovação do projeto estão também reunidas as condições para se proceder à elaboração das peças do procedimento de contratação pública da empreitada”, informou a autarquia.
A obra do “Passadiço Pedonal ao longo da margem direita do Rio Cávado, entre a Frente Ribeirinha de Barcelos e a zona da Quinta do Brigadeiro – 1.ª Fase” consiste na criação de uma via pedonal, em plena cidade de Barcelos, numa extensão de 1.353 metros. “Os trabalhos a realizar vão desenvolver-se quase todos em terrenos de domínio público, sendo apenas uma parcela pertença de particulares, sendo que a mesma já tem escritura de constituição de servidão administrativa a favor do Município”, sublinhou a Câmara Municipal.
Antes desta aprovação por parte do Executivo Municipal, o projeto teve de colher pareceres positivos da DRCN – Direção Regional da Cultura do Norte, da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, e da REN – Rede Elétrica Nacional.
Esta intervenção tem como objetivo “permitir e incentivar a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável”. Visa também “promover as atividades sociais e económicas, através da criação de espaços privilegiados âncoras de desenvolvimento local e regional”.
Este passadiço pedonal vai futuramente articular-se com vários troços da rede de ciclovias, tendo como foco principal o núcleo central da cidade de Barcelos.