Segunda-feira, Julho 26, 2021
27.7 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos apoia artesãos e promove participação em feiras

Barcelos apoia artesãos e promove participação em feiras

DR

O Município de Barcelos mantém apoios aos artesãos e à promoção do artesanato, disponibilizando o Sistema de Apoio Operacional à Comunidade Artesanal e o Sistema de Incentivo Promocional ao Artesanato de Barcelos.

O primeiro sistema, que vai no seu terceiro de vigência, já beneficiou 16 artesãos e consiste num apoio em géneros, como equipamentos e maquinarias tradicionais, matérias-primas e outras estruturas operacionais indispensáveis ao desenvolvimento da atividade. Tem como principais objetivos a preservação de técnicas e saberes ou produção que esteja em perigo de se extinguir, a preservação de postos de trabalho nas produções artesanais existentes, a valorização das produções certificadas (Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira), a formação em artes e ofícios tradicionais, o turismo criativo, a inovação e a valorização da história e da identidade local ligada às artes e ofícios tradicionais.

Cada artesão e/ou unidade produtiva artesanal pode usufruir de um apoio a cada dois anos, sendo que o valor máximo do apoio individual tem um limite de 2.500 euros.

Com este incentivo, o Município de Barcelos pretende “potenciar o turismo criativo, o emprego jovem e a formação na área das artes e ofícios tradicionais (quer os que já estão nesta atividade quer a entrada de mais jovens), promover a inovação tendo por base os saberes tradicionais, valorizar a história e identidade locais, preservar conhecimentos e produções em perigo de desaparecimento e valorizar as produções certificadas”.

O segundo, o Sistema de Incentivo Promocional ao Artesanato de Barcelos, visa apoiar a participação dos artesãos em feiras e certames previamente definidos e tem como objetivo criar novos circuitos de distribuição, potenciar o reconhecimento nacional e a internacionalização do artesanato de Barcelos.

O sistema de incentivo é direcionado à comunidade artesanal local com o objetivo de apoiar a participação dos artesãos de Barcelos em feiras de referência nacional e internacional nos domínios do artesanato e do turismo, assumindo o Município os custos com o stand e/ou espaço de exposição.

Apesar da incerteza na marcação de datas dos grandes certames, o Município abriu as candidaturas à comunidade artesanal de forma a conferir um sinal de esperança e preparar a retoma e a reposição dos canais de distribuição do artesanato local.

Os formulários de candidatura para estes dois sistemas, que decorrem até 30 de março, estão disponíveis no Gabinete de Turismo e Artesanato de Barcelos (Largo Dr. José Novais, n.º 27; Tel. 253 811 882; [email protected]).

A candidatura a este sistema de incentivo pode ser efetuada até ao próximo dia 30 de março.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS