Domingo, Julho 25, 2021
18.9 C
Braga
InícioUncategorized“Barcelos a Ler” promove hábitos de leitura juntos dos alunos do concelho

“Barcelos a Ler” promove hábitos de leitura juntos dos alunos do concelho

© CM Barcelos

A Câmara Municipal criou o “Barcelos a Ler”, uma iniciativa para promover hábitos de leitura nos alunos do 1º Ciclo, a valorizar a literacia e, consequentemente, a combater o insucesso e o abandono escolar.

O projeto está inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), desenvolvido no âmbito da CIM Cávado e cofinanciado pelo Portugal 2020.

Inserido no projeto, desde 2018, houve um encontro com escritores e ilustradores, sessões de teatro, leituras encenadas, horas do conto, workshops de escrita criativa e vários ateliês, abrangendo a totalidade dos alunos do 1º Ciclo do concelho de Barcelos. O resultado foi a edição de três volumes da coleção “Raimundo Canta Barcelos”, que, em verso, faz uma viagem pela história de Barcelos.

Ainda no âmbito do projeto “Barcelos a Ler”, foi desenvolvido o programa “Leituras e Aventuras na Filosofia – Projeto de Filosofia para Crianças e Jovens”, elaborado em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). Este projeto contou com a participação de 20 turmas e envolveu cerca de 400 crianças do terceiro e quarto anos de escolaridade. Do programa nasceu o livro “Leituras e Aventuras na Filosofia para Crianças”, que conta com trabalhos, textos e ilustrações, tudo produzido pelos alunos participantes.

O programa, que aposta no raciocínio, na criatividade, na capacidade de adaptação e na autossuperação, deveria ter sido concluído no ano letivo passado, mas, devido à Covid-19, acabou adiado para este ano.

“O Barcelos a Ler constitui-se como um recurso educativo para criar e promover ambientes facilitadores da leitura e da escrita, através de um conjunto de ações articuladas com a comunidade educativa e com impacto muito direto na vida dos alunos e das famílias. A ação ‘Leituras e Aventuras na Filosofia’ é um exemplo concreto de um projeto diferenciador, que deixou um marca indelével na vida dos alunos, contribuindo para o seu sucesso académico e, sobretudo, pessoal ”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, aquando da apresentação do livro “Leituras e Aventuras na Filosofia para Crianças”, no âmbito da Feira do Livro.

Já o presidente da APEFP, Eugénio Oliveira, referiu-se ao projeto como uma “oportunidade dada aos alunos de usufruírem de uma atividade que promoveu o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, através do pensamento, da escrita e da leitura”.

O “Barcelos a Ler” contempla, ainda, a criação de um “makerspace”. Trata-se de uma “sala de leituras do futuro”, localizada na Biblioteca Municipal e equipada com painel interativo, computadores portáteis, computador para edição de vídeo, câmara fotográfica, equipamento de estúdio, máquina de corte de vinil, máquina de estampagem, máquina de costura e bordar e impressora 3D.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS