Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioCulturaBanda de Braga "Travo" estreia novo disco em palco no gnration

Banda de Braga “Travo” estreia novo disco em palco no gnration

© Travo

Desde o início de 2015 que o Trabalho da Casa tem sido um palco privilegiado para artistas locais e uma força motriz singular na produção musical da cidade de Braga. Com quase duas dezenas de projetos já apoiados, o programa de criação artística do gnration desafia músicos e bandas a construírem novas obras discográficas e espetáculos, partindo de incubação em contexto de residência. O legado que tem vindo a deixar no mapa cultural da cidade é já composto por várias dezenas de novos trabalhos discográficos e espetáculo. Gonçalo, Ermo, con+ainer, Máquina Del Amor, Grandfather’s House, Leviatã, Dead Men Talking, Imploding Stars, Bruma, Ângela Polícia, Quadra, FERE, The Nancy Resistance Wide Band, Omie Wise, Homem em Catarse, Cavalheiro e, agora, Travo, compõem o leque de cinco anos de Trabalho(s) da Casa.

David Ferreira (baixo), Gonçalo Carneiro (guitarra, sintetizadores), Gonçalo Ferreira (voz, guitarra, sintetizadores) e Nuno Gonçalves (bateria) formam Travo, coletivo bracarense que vagueia pelo rock de cariz instrumental, psicadélico e espacial. Formados em 2016, estrearam-se nos discos três anos mais tarde com Ano Luz, um álbum composto por seis canções que serviram de carta de apresentação para várias apresentações em diversas salas e festivais do país.

Do hiato forçado pela pandemia surgiu o tempo e a inspiração necessária para a composição. Sinking Creation é o novo trabalho do grupo e demarca-se do anterior por uma transição na sonoridade. Partindo da estética e linguagem artística anterior, elevam-nas agora a um novo patamar. As paisagens instrumentais fundem-se hoje a canções que se procuram nos vários movimentos do rock das décadas de 60 e 70, originando um mundo imaginário próximo dos clássicos da ficção científica. O disco inspira-se na viagem sónica do livro “The Blue World”, do escritor norte-americano Jack Vance, retratando as aventuras e desventuras da tripulação do “creation”, um veículo que percorre um mundo coberto de mar e que é composto por criaturas mitológicas e entidades divinas. O novo universo dos Travo será dado a conhecer, em primeiríssima mão, no primeiro Trabalho da Casa de 2022, na tarde deste sábado, 19 de fevereiro, às 18:00.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS