Terça-feira, Julho 15, 2025
21.7 C
Braga
PaísNumismáticaBanco de Portugal lança nova moeda de coleção no dia 8 de...

Banco de Portugal lança nova moeda de coleção no dia 8 de abril

Terá o valor facial de cinco euros.

© Banco de Portugal

O Banco de Portugal vai colocar em circulação uma nova moeda de coleção, de 5 euros, designada “100 Anos da Federação de Patinagem de Portugal”, no dia 8 de abril.

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

A moeda “100 Anos da Federação de Patinagem de Portugal” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta no anteverso, no campo central, três figuras ilustrativas das recentes disciplinas de roller freestyleinline freestyle e skateboarding. Em cima, à esquerda, tem o escudo nacional, na orla superior esquerda, contém a legenda “100 Anos da Federação de Patinagem de Portugal”, e na orla inferior direita, tem a indicação da autora.

No reverso ocupa, todo o campo central, três figuras ilustrativas das disciplinas clássicas de patinagem artística, hóquei em patins e patinagem de velocidade. À esquerda tem o valor facial, na orla superior esquerda, contém a legenda “República Portuguesa”, e na orla inferior direita, a legenda “Casa da Moeda” e o ano “2024”.

Foi definido o limite de emissão de 30 000 moedas com acabamento normal.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES