Segunda-feira, Julho 22, 2024
35.6 C
Braga
BragaBalcão Único do Município de Braga passa a ter Espaço Cidadão e...

Balcão Único do Município de Braga passa a ter Espaço Cidadão e Posto CTT

Serviços já foram inaugurados.

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, inaugurou esta sexta-feira o Espaço Cidadão e Posto CTT do Balcão Único Municipal, instalado no edifício do Pópulo.

“Temos trabalhado no sentido de levar estes serviços a todo o território e temos já uma rede bastante alargada de Espaços de Cidadão, instalados em diversas freguesias. A partir de agora, os cidadãos passam a dispor de um espaço integrado no Balcão Único, a que se acrescenta o Posto CTT”, salientou Ricardo Rio.

“O Espaço Cidadão alocado ao Balcão de Único Municipal permitirá, não só servir os cidadãos, empresas e outras entidades, mas também os colaboradores municipais, que terão no local de trabalho a possibilidade de usufruir de serviços de proximidade, evitando deslocações desnecessárias e permitindo conciliar a vida pessoal com a actividade profissional”, explica a Autarquia.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão para “servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”.

Por outro lado, permite “o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público, nomeadamente a renovação da carta de condução, solicitar uma nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros”.

Já o posto dos CTT é “uma solução que permite concentrar num mesmo local vários serviços de proximidade aos cidadãos, nomeadamente correio, entregas e levantamento de encomendas, pagamentos diversos, levantamento de reformas, postais, vales e, outros serviços relacionados com vendas de livros, bilhetes para espetáculos, cartões telemóvel”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES