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Balcão Único da Póvoa de Lanhoso passa a funcionar também aos sábados

CM Póvoa de Lanhoso

A partir de 10 de janeiro, os serviços municipais da Póvoa de Lanhoso funcionarão com novos horários, que se prendem sobretudo com o funcionamento do Balcão Único ao sábado de manhã e com o fim do encerramento dos serviços à sexta-feira à tarde, nos Paços do Concelho.

“Estas alterações vão permitir, de certeza, que os munícipes tenham, por parte da Câmara Municipal, outra resposta e outra eficácia na resolução dos seus problemas e das suas necessidades”, refere o presidente da Autarquia da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.

“Esperemos que o ano 2022 traga outras novidades; e traga, por parte da Câmara Municipal, outra eficiência na prestação dos serviços à população. Este passo que damos, a partir do dia 10 de janeiro, é um sinal de abertura, de disponibilidade e de vontade de servir bem a Póvoa de Lanhoso e todos os povoenses”, completa o autarca.

O autarca elogia também a forma como este desafio lançado pelo Executivo Municipal foi abraçado pelos funcionários. “Existe mérito e boa vontade de todos. Tenho a certeza que os resultados vão ser bons, porque partimos todos com optimismo e com força de vontade de fazer melhor em prol da população”, considera.

Existem duas mudanças principais a ter em conta. Em primeiro lugar, o atendimento ao público no Balcão Único, no edifício dos Paços do Concelho, passa a ser assegurado de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 18:00, e ao sábado das 09:00 às 13:00. Em segundo lugar, o caso dos serviços municipais que passam a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 18:00, em espaços como o edifício dos Paços do Concelho.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o objetivo é disponibilizar um momento ao sábado de manhã, que não é habitual existir nos serviços públicos, que permita aos munícipes terem os serviços à sua disposição. “O que se pretende com o alargamento do horário à sexta-feira de tarde e ao sábado de manhã é permitir que as pessoas com menos flexibilidade no seu dia a dia possam conjugar a sua vida profissional e pessoal com a necessidade de tratar das mais diversas questões junto da Câmara Municipal”, refere Frederico Castro.

O edil pretende reforçar os serviços e a imagem destes junto da população. “A nossa vontade é que os serviços municipais sejam cada vez mais eficazes. Esta eficácia depende muito da capacidade da Câmara de poder reforçar esses serviços. E também está relacionada com as ferramentas que temos à disposição. Já quisemos fazê-lo relativamente ao mapa de pessoal, que levámos à reunião de Câmara e à Assembleia Municipal, porque queríamos reforçar serviços que consideramos determinantes para o dia a dia da Autarquia. Esse mapa de pessoal não foi aprovado pela Assembleia Municipal, o que limita, de alguma forma a nossa ação e poderá pôr em causa alguns objetivos que traçámos para 2022. Mas nós vamos fazer o que for possível fazer com os meios que temos à disposição”, afirma Frederico Castro.

“No futuro, espero vir a ter condições para reforçar os serviços, nomeadamente os serviços externos, onde precisamos de ter soluções que nos tornem menos dependentes de terceiros. Para tal, precisamos de reforçar os meios e as equipas, com gente capaz, formada em áreas fundamentais para a Autarquia dar resposta no terreno aos Munícipes, às Juntas de Freguesia, às instituições. Esse é um caminho que vamos ter de fazer ao longo do mandato”, finaliza o presidente.

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