
Atualmente, as faturas de eletricidade são, depois de um pagamento de um crédito ao banco para a nossa habitação, a maior fatia da despesa de uma casa. Há sempre quem tenha a intenção de reduzir custos mudando de operador, mas isso é apenas parte da solução. A solução ideal é não ter custos com a eletricidade, e isso apenas é possível através de paineis solares, algo que está cada vez mais na moda para as moradias ou locais com telhados que onde estas possam ser instalados.
No que consiste a introdução de painéis solares na nossa habitação, como podemos beneficiar do autoconsumo energético e reduzir ou mesmo eliminar a dependência da rede pública? Todos estes segredos serão discutidos neste texto, e serão revelados de forma simples e intuitiva.
Como funcionam os painéis solares
A energia mais poderosa que está ao nosso dispor está mesmo por cima de nós: o sol. É possível captar a energia solar e convertê-la em energia que podemos usar nas nossas casas, de forma fácil e eficiente. É assim que surge a ideia dos painéis solares, que hoje conhecemos e que se tornaram cada vez mais comuns, mas que nos últimos anos teve uma adoção extremamente relevante para nós, não só pela sua popularidade, mas também pelo que nos pode proporcionar.
Depois de captada a energia ela é guardada numa bateria especialmente desenhada para o efeito, para que possamos usar a energia também à noite ou em dias de menor sol. Quanto maior capacidade de armazenamento tiver a bateria, menos dependente fica da rede elétrica nacional, pois produz energia para si durante mais tempo.
O objetivo é, sempre que possível, produzir energia suficiente para não precisar de recorrer à rede pública de energia.
O que é preciso para termos painéis solares em casa
Os painéis solares ficam instalados, normalmente, nos telhados. Existem algumas exceções, como colocá-los num espaço isolado ao lado da casa, mas isso exige que o espaço seja maior o que pode acabar por não ser um espaço tão bem aproveitado.
Neste caso, é preciso planear o número e orientação dos painéis solares. Caso tenha um telhado em forma de triângulo no topo, que são os mais comuns em Portugal, deve ficar com painéis solares dos dois lados, para poder aproveitar o sol dos dois lados. A orientação da casa pode também ser um fator importante, pois quanto mais direta é uma casa em relação ao sol (de norte a sul) mais sol apanha diretamente.
Depois de ter este número de painéis selecionados, deve pensar numa bateria que possa guardar a sua energia. Os cálculos do tipo de bateria e capacidade podem ser feitos por profissionais que estão habituados a este tipo de situação, para que consiga, ao máximo, aproveitar o seu autoconsumo.
Como reduzir a dependência da rede pública
Assim, conforme explicado nos pontos anteriores, a redução da dependência da rede pública ou mesmo a sua eliminação é, na prática, o uso de painéis solares e baterias, sem ter que pedir qualquer energia à rede pública.
Empresas como a EDP, Galp, Repsol e Endesa podem não só comercializar energia como também soluções de painéis solares que podem ser vantajosas para si.
Eliminar a dependência da rede pública por completo
Além de tudo o que já falámos, a dependência da rede pública pode ser eliminada não só pela quantidade de energia solar recolhida e pelas baterias, mas também pela otimização do que usamos em casa. Assim, sugerimos algumas mudanças para otimizar o consumo energético:
Usar eletrodomésticos com muita eficiência energética
A eficiência A ou A+ dos eletrodomésticos é sinal de um bom equipamento com um consumo energético reduzido. Assim, o eletrodoméstico faz aquilo que na gíria se diz “mais por menos”. Por isso, sempre que seja possível, escolha ou mude os seus eletrodomésticos por eletrodomésticos eficientes, para que estes possam ter um peso menor no seu consumo energético e assim ter mais energia para usar.
Usar lâmpadas económicas
Quer sejam as lâmpadas de casquilho ou os LEDs, devemos sempre privilegiar as marcas que vendem lâmpadas com um consumo económico. Desta forma, não gastamos tanta eletricidade, ao mesmo tempo que temos a mesma iluminação e uma tecnologia mais atual.
Criação de hábitos
A criação de hábitos com painéis solares é algo muito importante. Por exemplo, se num dia de menos sol ou chuva podemos evitar o uso da máquina de lavar roupa, e assim poupamos a energia para outro dia. Até porque, se chover, não vai ter tanta energia armazenada.
Este é apenas um dos vários exemplos onde a criação de hábitos que se adaptem à nova tecnologia de painéis solares que podem ter na sua habitação terá benefícios no seu dia a dia, e poderá trazer-lhe uma economia tão grande em energia que pode, durante várias semanas ou meses, ficar completamente independente da rede de distribuição, e poupar assim dinheiro e ganhar qualidade de vida.