Quinta-feira, Março 28, 2024
8.4 C
Braga
spot_img
BragaAutarquia de Braga atribui 100 mil euros para construir novo Quartel dos...
spot_img

Autarquia de Braga atribui 100 mil euros para construir novo Quartel dos Bombeiros Voluntários

O Município de Braga vai aumentar o subsídio anual atribuído aos Bombeiros Voluntários para 20 mil euros e, em 2022, esse valor duplicará face à cifra atual e chegará aos 30 mil euros.

A garantia foi dada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante uma visita à corporação dos Bombeiros Voluntários, adiantando ainda que a Autarquia irá canalizar cerca de 100 mil euros para apoio à construção do novo quartel. “A componente da contrapartida nacional da candidatura a financiamento comunitário das obras no atual quartel, entretanto abandonada, será agora canalizada para apoio à elaboração do projecto do novo quartel a edificar no terreno doado pela Câmara Municipal à Associação”, garantiu.

“A próxima reunião de Câmara será particularmente importante e bem demonstrativa da atual relação entre os Bombeiros Voluntários e a Autarquia. Vamos aumentar em mais de 30% o subsídio atribuído à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, passando de 15 para 20 mil euros anuais, com o compromisso que em 2022 o subsídio seja de 30 mil euros. Ou seja, o valor atual deste subsídio – que não existia e que foi criado no mandato anterior -, será assim duplicado com vista a apoiar diretamente a atividade dos Bombeiros Voluntários”, anunciou, sublinhando o “imenso respeito pela atividade que esta Associação desenvolve em prol de toda a população”.

Outro dos “grandes propósitos” é o apoio à mudança dos Bombeiros Voluntários para um novo quartel. “Na próxima segunda-feira será também aprovada uma excecionalidade para o projeto que vai ser implementado aqui nas atuais instalações o que, como contrapartida, vai viabilizar a permuta para a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários”, adiantou Ricardo Rio.

Lembrando que o Município de Braga já tinha assumido os custos da contrapartida nacional da candidatura a fundos comunitário, Ricardo Rio explicou que “uma vez que não foi possível concretizar essa candidatura, dado que houve uma mudança nas orientações do Governo relativamente ao apoio a este tipo de projetos, o Município vai canalizar essa verba, cerca de 100 mil euros, para apoio à concretização do novo quartel, além da isenção de todas as taxas municipais”.

A finalizar, o autarca reconheceu o “enorme contributo, assim como o esforço e dedicação” dos Bombeiros Voluntários durante a atual crise desencadeada para COVID-19. Nesse sentido, Ricardo Rio deixou a garantia que o Município “vai disponibilizar algum equipamento que vai receber ao longo dos próximos dias e vai ainda agilizar com a direção da Associação, os testes necessários aos bombeiros que eventualmente venham a ter suspeitas de infeção”, concluiu o autarca.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES