
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou a Profitecla de Guimarães, numa iniciativa que reforçou “a prioridade política da proximidade às instituições de ensino e a valorização do ensino profissional como importante motor do desenvolvimento do território”.
A visita teve como objetivo “conhecer de perto a comunidade educativa, os cursos ministrados, a estrutura da escola e as expectativas dos seus 248 alunos, sublinhando o papel estratégico do ensino profissional na integração no mercado de trabalho e na coesão local”.
A receção ao pPresidente do Município foi feita pelo diretor da Profitecla, Domingos Silva, acompanhado pela diretora Isa Brandão, num acolhimento assegurado por alunos do curso de Turismo. O registo fotográfico do momento esteve a cargo do curso de Comunicação e Serviço Digital, evidenciando a articulação entre aprendizagem prática e vida escolar.
Ao longo da visita, a comitiva teve oportunidade de conhecer diversas valências da instituição, desde a Direção aos serviços de Psicologia, Saúde Escolar e Educação Inclusiva, bem como os espaços e dinâmicas de apoio aos cursos, localizados no 4.º piso da instituição, sedeada no Estádio D. Afonso Henriques. Houve ainda lugar à apresentação digital do Grupo Rumos, enquadrando a Profitecla no contexto do ensino profissional e da sua ligação à comunidade, ao tecido empresarial e aos parceiros locais.
Num momento simbólico, a leitura de um texto por uma aluna antecedeu a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que destacou a importância da proximidade entre o poder local e as instituições. “Quero ter esta proximidade com as instituições, sejam culturais, sociais, empresas ou instituições de ensino. Faz parte do papel do Presidente de Câmara estar no terreno, perceber a realidade, as dificuldades, mas também as ambições e expectativas para o futuro”, afirmou.
Ricardo Araújo sublinhou que “esta proximidade é determinante para a construção de uma visão conjunta que promova o desenvolvimento do concelho”. “Só assim conseguimos ter a sensibilidade necessária para construir uma visão comum para o território. Quero mesmo que Guimarães seja uma referência de qualidade de vida na Europa. Quero que Guimarães seja a melhor cidade para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira”, destacou.
No seu discurso, Ricardo Araújo reforçou “o papel central da educação e, em particular, do ensino profissional, salientando a necessidade de uma maior articulação entre as diferentes instituições educativas e a realidade do tecido empresarial local”. “As escolas profissionais são fundamentais. Há procura no mercado de trabalho e o ensino profissional permite uma integração mais rápida, sem fechar portas a quem queira continuar a estudar. Temos de ajudar a promover mais e melhor este ensino e ultrapassar preconceitos que ainda possam existir”, apontou.
Dirigindo-se diretamente aos alunos, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães deixou uma mensagem de incentivo, reconhecendo a Profitecla como “uma escola de referência”. “Aproveitem esta fase de formação. Estas são as ferramentas que a escola vos dá para construírem um futuro com felicidade. É altura de sonharem. Seja aqui ou noutro lugar, porque o mais importante é que sejam felizes”, concluiu.
A visita terminou com um almoço temático no restaurante pedagógico da escola, preparado pelos cursos de Cozinha, Pastelaria e Restaurante/Bar, culminando com a oferta de uma serigrafia ao Presidente da Câmara, como forma de agradecimento pela proximidade, diálogo e reconhecimento da importância do ensino profissional para Guimarães.


