Quinta-feira, Março 28, 2024
11.7 C
Braga
spot_img
BragaAutarca de Braga decide não cortar relva para ajudar polinização e equilibrar...
spot_img

Autarca de Braga decide não cortar relva para ajudar polinização e equilibrar o ecossistema

UF Maximinos, Sé e Cividade

A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga, decidiu não proceder ao corte de relva em vários locais com vista ao equilíbrio do ecossistema, mantendo, assim, a polinização.

Luís Pedroso, presidente de Maximinos, Sé e Cividade, explicou sobre “a perda de qualidade de vida dos cidadãos” que vivem nas zonas urbanas e “a necessidade de políticas ambientais que protejam a biodiversidade” para melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente.

“Atualmente, mais de 50% da população humana mundial, concentra-se nas zonas urbanas, com a contínua pressão sobre os ecossistemas naturais e rurais. Este facto, traduz-se na perda de qualidade de vida dos cidadãos, o que torna mais premente a necessidade de políticas ambientais, que protejam a biodiversidade, na criação de mais espaços verdes, na instalação de parques, bosques urbanos, e mesmo na promoção de hortas urbanas e soluções esteticamente apreciáveis, como os jardins verticais”, explicou o autarca de Braga.

A Autarquia local, em parceria com o Município de Braga, adotou estas medidas para a melhoria da qualidade do ar. “Sabemos que estas medidas ambientais, contribuem, na prática, para a melhoria da qualidade do ar, com a remoção efetiva de poluentes, migração dos efeitos do escoamento superficial das águas das chuvas, dos golpes de calor, cada vez mais frequentes, devido ao efeito das alterações climáticas, e da sua importância para a preservação da biodiversidade em meio urbano”, referiu Luís Pedroso.

Com este desígnio da promoção da preservação da biodiversidade, o autarca de Braga “pretende assegurar as melhores condições de bem-estar humano, mantendo a resiliência dos ecossistemas aos fatores climáticos, em mudança constante e preservar os recursos naturais, para as gerações presentes e futuras”.

Luís Pedroso citou, ainda, uma frase de Deyvison Souza sobre a importância do meio ambiente. “Se você acha que o meio ambiente é apenas um assento sobre água, plantas e animais, e esquece o ser humano, então você nunca saberá o real significado do meio ambiente”, finalizou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES