A Câmara Municipal de Braga alertou que há burlões a fazerem-se passar por funcionários ou médicos veterinários do canil a exigirem dinheiro a pessoas detentoras de animais perdidos.
“Anda alguém a intitular-se funcionário ou médico veterinário do CRO Braga e, nessa qualidade, a solicitar a detentores de animais que se encontram perdidos, que se desloquem a uma determinada morada. Afirmam, na chamada realizada, que o animal foi encontrado e que necessita de uma intervenção cirúrgica. A seguir solicitam quantias monetárias para um IBAN a fim de pagamento das supostas cirurgias”, refere a Autarquia.
O Município afirmou que nem o canil nem a médica veterinária municipal efetuam qualquer contacto para esse efeito e que, caso os bracarenses recebam uma chamada similar, devem informar as autoridades competentes.
“Sempre que as entidades oficiais de Braga recolhem animais da via pública (perdido ou acidentado), é verificada a existência de microchip e os serviços municipais contactam o detentor para que este se desloque ao CRO ou a Hospital Veterinário onde o animal se encontre, e nunca a outra morada aleatória”, acrescenta Câmara Municipal.
O CRO cobra apenas as taxas em vigor no Tarifário do canil e gatil de Braga.