Associação UAI apoia comunidade luso-brasileira na integração em Braga
Sábado , Dezembro 5 2020 Periodicidade Diária nº 2656
Principal / Reportagem / Associação UAI apoia comunidade luso-brasileira na integração em Braga

Associação UAI apoia comunidade luso-brasileira na integração em Braga

A UAI é uma Associação de união, apoio e integração aos imigrantes da comunidade luso-brasileira em Portugal. Com sede em Maximinos, junto à Estação Ferroviária, esta associação ajuda gratuitamente as famílias brasileiras que chegam ao país, encaminhado-as para os órgãos oficiais e associações competentes para a sua legalização, auxiliando-as também na sua integração na comunidade.

Alexandra Gomide, presidente da UAI, explica que a missão desta associação é acolher a comunidade brasileira, apoiá-la e integrá-la na comunidade portuguesa, criando uma ponte entre ambas as comunidades. “A associação UAI tem como objetivo receber a comunidade brasileira e integrá-la na comunidade portuguesa, sem a criação de guetos, de grupos especificamente brasileiros, mas sobretudo integrar e trabalhar em conjunto com a comunidade brasileira e a comunidade portuguesa”, esclareceu.

A presidente da UAI falou também de outras ações levadas a cabo pela associação que ajudam os recém-chegados a terem a uma melhor adaptação. “Fazemos várias ações dentro e fora da sede. Dentro da sede damos aconselhamentos jurídicos, pedagógicos e mesmo psicológicos, porque há famílias que estão a passar por dificuldades de adaptação ou estão mais isoladas. Desta forma criamos momentos de convívio, promovemos encontros, eventos, arraias e celebramos também o Dia do Brasil para haver uma maior união e integração da comunidade brasileira, trabalhando sempre com a cultura portuguesa também. Promovemos também encontros de empresários brasileiros e portugueses, e temos também um projeto de artesanato ‘faça e venda’. Vamos criando várias ações à medida que vamos percebendo as necessidades dos cidadãos”, acrescentou Alexandra Gomide.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, deixa o apelo aos cidadãos brasileiros que tencionam viver em Portugal para dirigirem-se às entidades competentes para a sua legalização para evitar negócios fraudulentos que já têm registado na cidade de Braga. “Há muita gente que vê esta massa de imigração brasileiro como uma oportunidade de negócio fraudulento a nível da legalização. Deixo, por isso, um apelo para que quando chegarem a Portugal, neste caso em Braga, para se dirigirem a quem realmente os pode ajudar. Temos um balcão próprio na nossa União de Freguesias e no Município de Braga para os ajudar. Não nos podemos esquecer que na década de 60 e 70 também saímos do nosso país à procura de um futuro melhor e é por isso que temos de ajudar aqueles que cá chegam para que tenham também uma oportunidade e, acima de tudo, no caso dos brasileiros que vêm para aqui à procura de alguma paz”, disse o autarca.

A sede da associação UAI encontra-se na Rua do Caires, número 328, e está aberta às segundas e terças, das 14h00 às 17h00, e às sextas das 10h00 às 12h00 e das 14 às 17h00. O atendimento está sujeito a marcação prévia através do telefone 253 265 089.

Associação UAI apoia comunidade luso-brasileira na integração em Braga

Associação "UAI" ajuda a integrar os cidadãos brasileiros que vêm para Braga.

Posted by Braga TV on Monday, January 20, 2020