Quinta-feira, Agosto 11, 2022
23.7 C
Braga
InícioBragaAssociação de Festas de São João de Braga prepara Cortejo Etnográfico com...

Associação de Festas de São João de Braga prepara Cortejo Etnográfico com grupos folclóricos

© Associação de Festas de São João de Braga

Com a preparação do regresso do São João de Braga às ruas, a Associação de Festas  esteve reunida com os grupos folclóricos do concelho para organizar um dos maiores ex-libris do programa, o Cortejo Etnográfico.

De modo a respeitar as tradições e a etnografia minhota, a Associação de Festas promoveu este encontro com os grupos folclóricos para apresentar todas as novidades e surpresas para a edição de 2022 do São João de Braga. Como aconteceu em todos os anos pré-pandemia, este é um momento do programa das Festas bastante aguardado e ansiado pela população, que contará com novidades este ano.

O São João volta, assim, a dar destaque à cultura etnográfica de Braga e juntará, no dia 19 de junho, mais de 300 participantes para que, trajados a rigor, encham o centro histórico de Braga de cor e tradição. Para Firmino Marques, presidente da AFSJB, “o Cortejo Etnográfico é o momento ideal para poder vivenciar a herança que os nossos antepassados deixaram”. “São momentos de cultura e de agregação do movimento associativo do nosso concelho”, acrescentou.

Este será um evento importante para a cidade voltar a contemplar os diferentes trajes que compõem a etnografia do Baixo Minho, onde se destacam as capotilhas, pequenas capas traçadas sobre o peito, usadas pelas mulheres da cidade, tornadas num marco tão diferenciador da etnografia bracarense. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS