Sábado, Abril 13, 2024
21 C
Braga
DesportoAssociação Académica da UMinho conquista quatro títulos de campeã nacional universitária

Associação Académica da UMinho conquista quatro títulos de campeã nacional universitária

© AAUMinho

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) somou quatro medalhas de ouro na primeira semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs), em Viana do Castelo. Andebol Feminino, Voleibol Feminino, Basquetebol Masculino e Futsal Masculino foram as quatro modalidades presentes, que se tornaram campeãs nacionais universitárias.

Andebol Feminino foi a primeira equipa a conquistar a medalha de ouro, após vencer a equipa da Universidade do Porto (U.Porto), por 33-29. A meia-final foi disputada contra a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), por 40-25, enquanto que, na fase de grupos, a formação também permaneceu intacta e teve como adversários a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) e a Universidade de Lisboa (U.Lisboa). Ambos os jogos terminaram com a vitória da Academia Minhota, por 23-15 e 25-13, respetivamente.

A turma minhota de Voleibol Feminino consagrou-se tricampeã nacional universitária. A equipa defrontou a final com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), na qual venceu por 3-0. Na meia-final, a formação rival foi a Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (AEPortucalense), que perdeu frente à AAUMinho, por 3-1. A fase de grupos ficou igualmente marcada por vitórias da Universidade do Minho, por 2-1, 2-0 e 2-1, contra, respetivamente, a AEICBAS, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Não há duas sem três e a equipa de Basquetebol Masculino também se tornou campeã nacional universitária, após vencer a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), por 79-73. A turma chegou a este momento, após três jogos realizados na fase de grupos, contra a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) e a Associação Académica de Coimbra (AAC). O primeiro jogo começou com uma derrota minhota, por 59-52, enquanto que nos restantes o talento da Academia Minhota sobressaiu e terminaram com vitórias, por 65-41 e 65-49, respetivamente. Na meia-final, o adversário foi a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), numa partida que terminou por 73-57.

Para concluir com 100% de sucesso as presenças das equipas da AAUMinho na primeira semana das Fases Finais dos CNUs, o Futsal Masculino conquistou mais uma medalha de ouro. Na final, a turma masculina venceu o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), por 3-2. Este momento deveu-se à vitória na meia-final contra a Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA), por 4-1. Na fase de grupos, mais uma vez, o talento minhoto foi destacado através de três vitórias em três jogos. As partidas foram disputadas contra a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), a Associação De Estudantes Instituto Superior De Ciencias Do Trabalho (AEISCTE) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que terminaram por 9-2, 8-0 e 4-2, respetivamente.

A partir do dia de hoje, a AAUMinho inicia mais uma semana de competição nas Fases Finais dos CNUs, em Viana do Castelo. Andebol Masculino, Voleibol Masculino, Basquetebol Feminino e Futsal Feminino são as modalidades que vão demonstrar a garra e a dedicação da Academia Minhota.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES