
A ASAE instaurou dois processos-crime por venda de telhas acima do valor afixado, nos concelhos da Batalha e Coimbra, anunciou a autoridade, que tem realizado várias ações de fiscalização nas zonas afetadas pelas tempestadas.
Em comunicado, a ASAE diz que foram instaurados 13 processos de contraordenação, maioritariamente relacionados com “faltas graves de condições de higiene e segurança”, que colocavam em risco os consumidores, e suspensos quatro estabelecimentos de restauração e bebidas por “inexistência de condições mínimas de funcionamento”.
A ASAE tem realizado ações de fiscalização, vigilância e acompanhamento nos concelhos afetados pelo mau tempo, tendo sido identificadas “perdas significativas de alimentos resultantes da quebra de cadeia de frio em diversos concelhos”.
Segundo o comunicado, também foram identificados danos “estruturais graves” em estabelecimentos e falhas prolongadas de água e energia, que condicionaram o funcionamento das atividades económicas.
A ASAE está nas regiões mais afetadas desde 30 de janeiro, tendo realizado 630 ações para aconselhar e fiscalizar os operadores económicos, bem como “prevenir o surgimento de problemas mais graves decorrentes da falta de energia e água”.


