Quarta-feira, Abril 24, 2024
15.5 C
Braga
PaísASAE apreende 10 toneladas de bacalhau em estabelecimento ilegal

ASAE apreende 10 toneladas de bacalhau em estabelecimento ilegal

© ASAE

A ASAE apreendeu 10.104 kg de bacalhau, 235 kg de queijos e 612 kg de produtos à base de carne, durante uma operação de fiscalização direcionada ao combate de ilícitos contra a saúde pública, no concelho de Tondela. Os produtos alimentares apreendidos estão estimados em 73.789 euros. 

Em sequência de investigação no âmbito da fraude alimentar, a ASAE constatou que, num anexo de uma moradia, procedia-se ao comércio ilegal de atividade grossista de produtos alimentares designadamente bacalhau e afins, queijos e produtos à base de carne, dado o local não possuir Número de Controlo Veterinário exigível por lei face à necessidade de controlo de temperatura para os produtos alimentares em causa.

A ASAE procedeu à suspensão da atividade de entrepostagem de produtos de origem animal que “exigem temperatura controlada”.

No âmbito desta ação, e após realização de perícia efetuada por médico veterinário, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica constatou ainda que alguns dos referidos produtos, cerca de 800 quilos, “encontravam-se em fase avançada de maturação e apresentavam bolores bem como a data de validade ultrapassada, tendo sido instaurado o respetivo processo-crime”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES