
A Comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte, apresentou hoje, na cidade de Braga, o novo projeto nacional “Lab PNL”.
“O Laboratório PNL será um espaço de preparação de projetos de intervenção em leitura, acompanhamento da implementação desses projetos e da sua monitorização e avaliação. Vamos apoiar projetos de municípios, empresas, associações culturais, bibliotecas, grupos de alunos e escolas. Queremos que seja um espaço congregador que dê resposta à missão do Plano Nacional de Leitura, que é promover a leitura e melhorar os níveis de literacia para o país”, anunciou Regina Duarte, adiantando que “as vagas para o laboratório abrem em Abril e haverá financiamento garantido para as escolas, sendo que para os outros parceiros ainda estamos a negociar”.
A Semana da Leitura 2023 arrancou esta segunda-feira, em Braga, com dia inteiro dedicado ao livro, à leitura, à arte e à cultura, com múltiplas iniciativas envolvendo a música e o teatro em bibliotecas, museus, escolas e equipamentos culturais da cidade.
Na sessão de abertura, que decorreu na Biblioteca Pública de Braga, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “é um orgulho para Braga acolher a abertura da Semana da Leitura” destacando “o programa ambicioso” que foi preparado “com uma jornada muito intensa em que quisemos dar mostra das muitas atividades que realizamos em diversos domínios desde a evocação dos nossos autores de referência, como Sebastião Alba ou Maria Ondina Braga, àquilo que são os projetos de internacionalização da cidade, como cartografias imaginárias que foi feito em parceria com a cidade francesa Enghien-les-Bains, da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, até projetos que ligam à qualificação como o “Ler+Qualifica”, ao trabalho que é feito nas escolas”.
O autarca lembrou os Prémios de Literatura promovidos pelo Município, aproveitando a oportunidade para anunciar um novo Festival Literário para Braga.
Por sua vez, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, salientou a importância do Plano Nacional de Leitura “na promoção do livro e da literacia” e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade neste domínio.
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas que vai decorrer até 31 de março, nas cidades de Braga, Condeixa-a-Nova, Faro, Évora e Lisboa.
Entretanto, até 1 de abril, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva tem a decorrer o programa de comemoração da Semana da Leitura com múltiplas iniciativas desde recitais de poesia, horas do conto, apresentação de livros, oficinas, leituras, encontros e muita partilha.
O programa completo está disponível aqui.