Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
8.5 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoArcebispo de Braga preside missa inaugural do Órgão Histórico da Igreja de Gondifelos...

Arcebispo de Braga preside missa inaugural do Órgão Histórico da Igreja de Gondifelos em Famalicão

© Arautos em Portugal

D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, irá presidir a missa que marca a inauguração do órgão histórico da Igreja Paroquial de Gondifelos, em Famalicão, no dia 11 de julho pelas 15:00. Logo após a eucaristia, haverá um concerto com órgão e canto protagonizado pelo organista português Daniel Oliveira e a soprano suíça Nathalie  D’Ornano.

O órgão histórico foi construído pelo organeiro Augusto Joaquim Claro, no ano estimado de 1904/5, um artista influenciado pela organaria romântica europeia, que construiu e remodelou inúmeros órgãos em Portugal, inclusive tratando-se do primeiro organeiro a introduzir a pedaleira nos órgãos portugueses. A intervenção de restauro do órgão da Paróquia de Gondifelos demorou aproximadamente um ano e ficou a cargo da JMS Organaria, empresa especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos, tendo contado com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.

A JMS Organaria já efetuou o restauro de três órgãos históricos do concelho de Vila Nova de Famalicão, entre eles, o de Ribeirão, de Telhado e de Gondifelos.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS