A Escola de Psicologia da UMinho (EPsi), em Braga, acolhe esta quinta-feira um seminário sobre as redes de apoio psicológico no Cávado face à violência doméstica. A iniciativa inicia-se pelas 09:30, com a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro, a vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Júlia Fernandes, e o presidente da EPsi, Miguel Gonçalves.
De seguida, decorrem palestras do vice-presidente da CIG, Manuel Albano, da investigadora Mariana Gonçalves, da EPsi, e da juíza desembargadora Cristina Sousa, do Tribunal da Relação de Lisboa. Pelas 11:45, vai proceder-se à apresentação dos resultados e efeitos de transformação das redes de apoio psicológico no Cávado. O encerramento da sessão cabe ao presidente da Direção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos, Eduardo Carqueja.
A CIM Cávado participa desde 2021 no processo de concertação das Respostas de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, em articulação com as entidades do Cávado que integram a rede nacional neste âmbito. Do Fórum de Concertação Intermunicipal do Cávado, resultou o seminário final na UMinho, que pretende refletir sobre a importância deste tipo de respostas para mitigar o fenómeno da violência doméstica, sendo ainda um espaço construtivo de partilha e inspiração de formas, metodologias e estratégias de atuação e prevenção diferenciadoras. A entrada é livre, mediante inscrição online. O projeto tem o apoio do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.