Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
10 C
Braga
Início País António Costa destaca importância da estabilidade em África para a Europa

António Costa destaca importância da estabilidade em África para a Europa

República Portuguesa

António Costa participou, na qualidade de presidente do Conselho da União Europeia, por videoconferência na cimeira de Chefes de Estado do Grupo dos 5 do Sahel, em N’Djamena, capital do Chade, que juntou Burquina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

O primeiro-ministro considerou que “Portugal presta homenagem ao esforço conjunto dos países membros do G5 Sahel contra a ameaça terrorista na região”. “O Sahel é uma região estratégica para a União Europeia, tendo em consideração os desafios de segurança e o seu papel no contexto regional mais vasto, incluindo a Líbia, o Golfo da Guiné e a República Centro-Africana”, destacou António Costa.

Para o primeiro-ministro, “a estabilização militar desta região deve ser complementada com uma estratégia de longo prazo que promova as condições de base do desenvolvimento socioeconómico e a afirmação do Estado como única autoridade no seu território”.

António Costa afirmou que “a segurança do continente africano e da região do Sahel está incontestavelmente ligada à segurança da Europa. É por isso que devemos trabalhar juntos, como iguais, com um objetivo muito claro, que é alcançar uma paz duradoura e construir juntos uma prosperidade partilhada”, destacando a importância das parcerias internacionais, em particular a cooperação para a paz e a segurança entre a União Europeia e a União Africana.

O Grupo dos 5 foi constituído e, 2014 com o objetivo de reforçar a coordenação de esforços entre a Mauritânia, o Mali, o Burquina Faso, o Níger e o Chade, sendo a primeira missão deste grupo de países conter a ameaça terrorista crescente na região, principalmente depois do início da guerra no Mali em 2012.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS