Sexta-feira, Julho 12, 2024
26.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoAntoninas de Famalicão distinguidas pela Direção-Geral do Património Cultural

Antoninas de Famalicão distinguidas pela Direção-Geral do Património Cultural

© CM Famalicão

As Festas Antoninas de Famalicão foram uma das manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) distinguidas no passado domingo, dia 22 de outubro, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, num momento integrado no âmbito das comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Foi pelas mãos da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, que o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, recebeu a distinção atribuída a esta romaria do Norte, que se encontra oficialmente inscrita no INPCI desde o dia 15 de dezembro de 2022.

As Festas Antoninas de Famalicão integram uma lista com perto de meia centena de manifestações culturais de âmbito imaterial, que também foram distinguidas na sessão de ontem.

A cerimónia de entrega das distinções às manifestações inscritas no INPCI foi o culminar destas comemorações, que envolveram três momentos: “O Encontro”, “O Território” e “A Festa”.

O último momento aconteceu durante a última semana, e incluiu a exibição do documentário “Festas Antoninas. Vila Nova de Famalicão” (2015) no Museu Nacional do Traje, entre 20 e 22 de outubro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES