
A professora catedrática Ana Paula Marques toma posse esta quinta-feira, dia 8 de maio, como presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UMinho). A cerimónia tem início pelas 15:00, na sala de atos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com o reitor, Rui Vieira de Castro e está aberta à comunidade. Ana Paula Marques vai substituir Paula Remoaldo no cargo e, no mandato até 2028, tem como vice-presidentes os professores João Sarmento, Rita Ribeiro e Sara Balonas.
Ana Paula Marques nasceu no concelho de Santa Maria da Feira e vive em Braga desde 1991. Doutorou-se em Sociologia pela UMinho, na qual é docente do Departamento de Sociologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). É secretária-geral da Fundação de Estudos da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, cocoordena a secção “Trabalho, Organizações e Profissões” da Associação Portuguesa de Sociologia e lidera a “IACOBUS”, a primeira revista académica que une o noroeste ibérico. Já dirigiu o Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, a revista “Configurações”, a primeira spin-off do ICS “Laboratório MeIntegra” e uma comissão da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, entre tantos cargos. Tem dezenas de livros, capítulos e artigos sobre sociologia do trabalho, das profissões, das organizações, do ensino superior e das relações de género.
O Instituto de Ciências Sociais é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Oferece seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais. Conta com 1520 estudantes, 58 docentes de carreira, 14 investigadores e 22 técnicos.
O ICS está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia –, além de quatro centros de investigação, avaliados com Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: o CECS; o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT); e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Nova/UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho). O ICS vai celebrar 50 anos em 2026 e já foi presidido por Aníbal Alves, Moisés Martins, Miguel Bandeira, Helena Sousa, Helena Machado e Paula Remoaldo, entre outros.