Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioRegiãoAmaresAmares vai desligar iluminação pública entre as 02:00 e as 06:00

Amares vai desligar iluminação pública entre as 02:00 e as 06:00

DR

Com o objetivo de mitigar os efeitos provocados pela crise energética,

A Câmara Municipal de Amares vai passar a desligar a iluminação pública em todas as freguesias do concelho, entre as 02:00 e as 06h00. Esta decisão tem como objetivo mitigar os efeitos provocados pela crise energética.

Manuel Moreira, presidente do Município de Amares, lembrou que “esta não é uma decisão tomada de ânimo leve e que em causa estão valores incomportáveis da fatura da eletricidade para a Autarquia”.

O orçamento municipal previa um valor na ordem dos 600 mil euros para a iluminação pública e no passado mês de setembro os valores faturados do ano já ultrapassaram os 800 mil, quando ainda restam três meses para terminar 2022. “A manter-se esta subida de valores, estima-se que a faturação anual possa ascender a 2 milhões de euros para o ano e, nesse sentido, é necessário tomar medidas urgentes”, acrescentou o autarca.

Já no 11 de outubro, a Câmara de Amares tinha aprovado um conjunto de medidas para mitigar a subida dos custos energéticos nos edifícios municipais.

“Privilegiar, sempre que possível, a luz natural, limitar o uso dos sistemas de climatização que, no Verão, não devem ser programados para uma temperatura inferior a 27 graus e, no Inverno, para uma temperatura superior a 19 graus; calafetar portas e janelas para evitar perdas de calor no espaço de trabalho; verificar se os sistemas de climatização ficam desligados; em todos os edifícios do município, ter o cuidado para que salas vazias não tenham luzes e equipamentos ligados e evitar deixar equipamentos ligados ou em ‘stand-by’, como extensões com interruptor”, são algumas das medidas a ter em conta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS