Terça-feira, Março 26, 2024
4.5 C
Braga
spot_img
RegiãoAmaresAmares: Transformação do Mosteiro de Rendufe em hotel será em breve realidade
spot_img

Amares: Transformação do Mosteiro de Rendufe em hotel será em breve realidade

DR

Após terem sido formalizadas as questões processuais do concurso de concessão do Mosteiro de Rendufe, em Amares, para requalificar uma área do monumento para utilização como unidade turística, a Câmara Municipal está agora a aguardar o agendamento da cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presidiu, no dia 7 de agosto de 2020, à abertura do concurso de concessão do Mosteiro de Santo André de Rendufe no âmbito do Programa REVIVE.

O processo foi precedido pela assinatura de um protocolo entre o Município de Amares, a Direção Regional da Cultura do Norte, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André de Rendufe, a Arquidiocese de Braga e a Junta de freguesia de Rendufe, que permitiu levar a cabo a exploração do imóvel, por concurso público, no âmbito do programa.

O Mosteiro de Rendufe começou a ser construído em data anterior a 1090, no tempo do Conde D. Henrique, e foi uma das principais casas dos monges beneditinos em Portugal, entre os séculos XII e XIV. Fica isolado entre vinhas e sobre elas ergue-se um aqueduto que fornecia água ao mosteiro. O mosteiro, de estilo dominantemente barroco, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES