O Festival das Papas de Sarrabulho de Amares arranca este sábado. O certame, promovido pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial de Braga, decorre até terça-feira.
Peculiares em cada localidade do Minho mas com uma confeção e um sabor muito especiais neste concelho, as Papas de Sarrabulho têm vindo a cativar, anualmente, milhares de visitantes, entre amarenses e forasteiros para a degustação deste legendário prato, fazendo deste um evento consolidado em Amares e uma referência na região.
Reforçar o concelho de Amares como destino de eleição gastronómico e turístico do Minho são objetivos deste certame que este ano volta a decorrer no recinto do Mercado Municipal, com uma estrutura que será preparada propositadamente para o evento.
Para além de um espaço de degustação da iguaria local, confecionada por oito restaurantes locais, o Festival de Papas de Sarrabulho é também uma montra daquilo que de melhor se faz e produz em Amares através da dinamização de vários setores da economia local, nomeadamente os produtos da terra e o artesanato que vão contar com um lugar de destaque reservado à venda e exposição.
A aposta na homogeneização no preço dos vinhos privilegiando os verdes branco e tinto de Amares (6,50 euros a garrafa), constituiu uma aposta ganha e a manter na presente edição, tal como a homogeneização do preço das papas e seus acompanhamentos tradicionais, fixando o conjunto (tigela de papas por 5 euros mais acompanhamentos por 6 euros mais malga de vinho 1.50 euros) nos 12,50 euros.
Às Papas de Sarrabulho alia-se o indispensável vinho verde, produzido no concelho e corporizando outra das suas bandeiras mais ricas e emblemáticas, bem como a laranja de Amares e seus derivados, sobretudo traduzidos nos doces confecionados à base deste citrino.
Horário
- 18, 19 e 20 de fevereiro – das 12:00 às 23:00
- 21 de fevereiro – das 12:00 às 20:00