Quinta-feira, Julho 18, 2024
17.3 C
Braga
RegiãoAmaresAmares aprova orçamento para 2024 de 22,7 milhões

Amares aprova orçamento para 2024 de 22,7 milhões

© CM Amares

A proposta de Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos do Município de Amares para o ano 2024, no valor de 22,7 milhões de euros foi hoje, aprovada em reunião do executivo

As previsões de receitas correntes correspondem a 76,4%, enquanto as receitas de capital correspondem a cerca de 4,1 milhões de euros.

As despesas correntes situam-se abaixo dos 15 milhões de euros. Para além das despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços, manutenção e encargos com instalações, transportes e iluminação pública incluem, também, as verbas direcionadas para os acordos de Execução com as Juntas de freguesia e os protocolos de apoio às associações, assim como diversas medidas em curso nas áreas da Educação e Ação Social.

Das despesas sairão as transferências para as Juntas de Freguesia com valores superiores a 700 mil euros e a aquisição de bens de capital com valores superiores a 6 milhões de euros.

As Grandes Opções Políticas do Plano de Ação, para 2024, absorvem mais de 12,5 milhões de euros. O maior investimento é canalizado para as Funções Sociais, nomeadamente a Educação, que absorve verbas na ordem de 1,600 milhões de euros em medidas como o Serviço de Refeições para os Alunos (700 mil euros); programa da fruta escolar (15 mil euros); a Componente de Apoio à Família (450 mil euros); bolsas de estudo e prémios de mérito (40 mil euros) e transportes escolares (480 mil euros), entre outras.

A Ação Social abrange apoios na ordem dos 125 mil euros), os transportes rondam valores na ordem dos 200 mil euros e contratos de emprego e inserção rondam na ordem dos 35 mil euros.

O Ordenamento do Território tem previsto 1,5 milhões de euros de investimento e vai contemplar, entre outros, a limpeza da cobertura e lavagem do edifício dos Paços do Concelho (150 mil) e a Requalificação da Unidade de Saúde de Amares (600 mil).

Ao nível do Abastecimento de Água, destaca-se 1,1 milhões de euros para substituição da conduta de água entre a rotunda do Campelo e a rotunda de Lago e 500 mil euros para a conduta entre o Pilar e a Torre.

No Desporto, Recreio e Lazer destaca-se a construção do Pavilhão Multiusos em Amares.

As Funções Gerais absorvem cerca de 1,46 milhões de euros e contemplam a Prestação de Serviços para a Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e a verba de 90 mil euros atribuída aos Bombeiros Voluntários de Amares para as equipas de intervenção permanente.

AS Funções Económicas terão 1,2 milhões de euros para diversas intervenções em estradas e caminhos municipais nas freguesias.

Por sua vez, as Outras Funções absorvem 1,8 milhões de euros que se destinama transferências para Juntas de Freguesia e subsídios ao investimento para associações.

Segundo Manuel Moreira, “este é um orçamento voltado para a qualidade de vida dos amarenses, que tem como grande objetivo fixar pessoas e atividades no concelho, promover dinâmicas internas e desenvolver a identidade territorial e a competitividade deste território”.

O documento foi aprovado com quatro votos a favor e dois votos contra do Partido Socialista.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES