Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoAmaresAmares anuncia programa de Natal para toda a família

Amares anuncia programa de Natal para toda a família

© CM Amares

O Município de Amares prepara-se para convidar toda a população a entrar na quadra festiva, com uma programação especial que promete espalhar a magia do Natal por todos os amarenses e de todos quantos visitem o concelho nesta época.

O concelho vai ser palco de diversas iniciativas culturais, desportivas, solidárias e de lazer, com destaque para a música, corridas, mercado natalício, atividades circenses, tradições, comércio local, artesanato, entre muitas outras iniciativas, que convidam todos a envolverem-se numa atmosfera natalícia, com atividades pensadas para toda a família.

Para o presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, “esta é uma programação abrangente pensada para dar alegria e proporcionar momentos de partilha e convívio às famílias amarenses e a todos aqueles que quiserem visitar o nosso concelho”.

A programação geral vai dividir-se entre dois palcos, no Largo D. Gualdim Pais, onde vai estar montada a Tenda do Circo e o Mercado de Natal, com venda de produtos locais, numa parceria com a Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo; e a Praça do Comércio, onde vai acontecer o Natal dos Pequeninos, com insufláveis que reservam muita animação para os mais novos. Haverá ainda lugar a muitas outras iniciativas enquadradas nesta programação.

A programação arranca no dia 8 de dezembro, pelas 14:00, com a abertura oficial do Mercado. Às 15:00 decorre a Gala de Reconhecimento de Mérito Desportivo, momento em que vão ser homenageados os atletas e equipas de Amares que se destacaram ao longo da última época desportiva.

No dia 9 de dezembro, dá-se início a uma série de sessões de circo agendadas para esta quadra natalícia. A primeira delas acontece precisamente nesse dia, pelas 21:00, seguida de muitas outras. No dia 10, há duas sessões agendadas: uma para as 16:00 e outra para as 21:00. No dia 11, a sessão está programada para as 16:00. No dia 16, realizam-me mais duas sessões: uma marcada para as 10:00, destinada ao Centro Escolar D. Gualdim Pais, e outra prevista para as 15:00, reservada às IPSS´s. Já no dia 17 de dezembro, a sessão está agendada para as 16:00 e vai ter um cariz solidário, sendo que a população é convidada a entregar comida brinquedos ou ração para o Ecocanil em troca de um bilhete. As sessões terminam no dia 18 de dezembro, com a última sessão a acontecer, pelas 21:00.

Para obter bilhetes para o circo, basta fazer compras no comércio local. Por cada 10 euros de compras terá direito a um bilhete, depois leve as faturas ao Mercado de Natal, instalado no Largo D. Gualdim Pais e troque por bilhetes. Podem escolher a sessão disponível e apresentar o bilhete antes da sessão.

No dia 12 de dezembro, Luís Capela sobe ao palco, pelas 21:00, para aquecer a noite e os corações dos amarenses. Já no dia 14 de dezembro, pelas 21:00, a noite será académica, com a Ysatuna a animar os presentes. No dia 19 de dezembro, a noite fica reservada para um concerto protagonizado pela AFA, que acontece pelas 21:00, e a encerrar este ciclo de atuações, no dia 22 de dezembro, pelas 21:00, é a vez da AECA acalentar a noite.

Quase a terminar, o programa especial de Natal, no dia 21 de dezembro, das 14:00 às 19:00, realiza-se o Mercado de Roupas usadas e pelas 15:00 realiza-se a Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia. Já no dia 22, das 14:00 às 18:00, a tarde fica a cargo do Clube de Solidariedade de Voluntariado da Escola Secundária de Amares. A finalizar a programação, no dia 23 de dezembro, pelas 21:00, acontece um encontro de grupos corais.

Horários do Mercado de Natal 

Mercado de Natal I Largo Dom Gualdim Pais I De 8 a 23 de dezembro 

  • Segunda a sexta: 14:00 às 22:30;
  • Sábado: 9:00 às 21:00;
  • Domingo: 10:00 às 22:30.

Natal dos Pequeninos

  • Insufláveis na Praça do Comércio, de 8 a 23 de dezembro, das 10:00 às 13:00 – 14:00 às 19:00 
  • Escreve uma carta ao pai natal e recebe uma surpresa na Urjalândia 

Outras atividades espalhadas pelo concelho

  • 17 de dezembro: Concerto de Natal Banda Filarmónica de Bouro; às 21:00, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Bouro;
  • 18 de dezembro: ISAVE Corrida São Silvestre, às 18:00, no Largo D. Gualdim Pais;
  • 6 a 8 de janeiro: Urjalândia na Aldeia do Urjal Seramil;
  • 8 de janeiro: Cantar de Reis e ao Menino, às 15:00 na Aldeia do Urjal Seramil;
  • 22 de janeiro: Concerto de Ano Novo com a Banda Filarmónica de Amares, às 17h00 no Mosteiro de Rendufe.

O evento Urjalândia realizar-se-á nos dias 6,7 e 8 de janeiro numa parceria do Município de Amares e a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas. Desta vez, a aldeia do Urjal, em Seramil vai festejar os Reis, com os mesmos princípios da sustentabilidade e envolvência da comunidade em atividades ambientais e de valorização da identidade local.

De regresso à aldeia, os visitantes reencontrarão o inconfundível som das concertinas, dos cantares ao desafio e do rancho folclórico tão característico do Minho e de cantores locais, as adegas tradicionais, o inconfundível cheiro dos fornos para a cozedura do pão, os moinhos, a recriação da cozinha típica de montanha ou o mercado de produtos locais e fogueiras, a par de algumas novidades que serão brevemente comunicadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS