Sexta-feira, Abril 19, 2024
25.6 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoAlunos do 6.º ano da Póvoa de Lanhoso tiram a carta para...

Alunos do 6.º ano da Póvoa de Lanhoso tiram a carta para andar de bicicleta

© CM Póvoa de Lanhoso

187 alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio estão a “tirar a carta” para andar de bicicleta.

O projeto “Póvoa no Pedal- Programa de Mobilidade Sustentável” irá decorrer ao longo de 27 sessões, inseridas no currículo escolar para uso dos tempos letivos das disciplinas de Educação Física e de Educação para a Cidadania.

Estas sessões serão desenvolvidas em várias fases, sendo a primeira teórica, onde são explicados os sinais de trânsito, recomendações de segurança e manobras. Em sessões posteriores, os alunos são divididos em dois grupos e, enquanto uns pedalam, os outros são “polícias”, cuja função é ajudar a perceber o que é que são comportamentos corretos e incorretos.

“Apesar de haver em todas as turmas crianças que ainda não adquiriram a competência do equilíbrio, é feita a sua integração na atividade começando estas por fazer exercícios específicos. Esta ‘aula’ termina com explicações mecânicas necessárias para remendar um furo. No final, terá lugar ainda outra sessão teórica de avaliação de conhecimentos adquiridos e de certificação, ficando assim os ‘ciclistas’ aptos para receber o Cartão de Ciclista Urbano”, explica a autarquia povoense.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES