Domingo, Janeiro 19, 2025
5.6 C
Braga
RegiãoTerras de BouroAlunos de Terras de Bouro vão plantar árvores no Gerês

Alunos de Terras de Bouro vão plantar árvores no Gerês

Ação ambiental decorre no próximo dia 25 de novembro, na Mata Nacional do Gerês.

© Gerês, Terras de Bouro

Meia centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro vão assinalar a semana da Floresta Autóctone com a plantação de árvores na Mata Nacional do Gerês, no próximo dia 25 de novembro, numa iniciativa conjunta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O projeto “Semear, Tratar e Plantar” teve início há um ano numa parceria entre a Direção Regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte e cinco agrupamentos de escolas inseridos nas áreas protegidas do Norte: Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Alvão e Parque Natural do Litoral Norte.

Durante um ano, os alunos semearam plantas autóctones e acompanharam o seu crescimento e vão agora tratar das respetivas plantações.

A plantação irá decorrer no dia 25 de novembro, às 10:30, e conta com a participação da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. A iniciativa envolve 56 alunos do 7.º e 8.º anos, acompanhados por professores e técnicos do ICNF.

Este projeto de educação e sensibilização ambiental está inserido no Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se assinala sábado, dia 23 de novembro. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para a conservação da natureza e da floresta autóctone face às alterações climáticas e às consequências dos incêndios florestais.

Além do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, esta iniciativa envolve os agrupamentos de escolas de Mogadouro, D. Afonso III, Diogo Cão Vila Real e da Apúlia.

O projeto terá continuidade em 2025 e contará com oito agrupamentos envolvidos e cerca de 200 alunos das cinco áreas protegidas do Norte.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES