Sábado, Maio 25, 2024
19.5 C
Braga
BragaAlunos de Braga criam teatro de sombras com artista japonesa Beniko Tanaka

Alunos de Braga criam teatro de sombras com artista japonesa Beniko Tanaka

Iniciativa envolve 50 alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio.

© Beniko Tanaka

“Flores e Nuvens” (花と雲 HANÁ TO KÛMO) é o nome da nova residência artística de Teatro de Sombras a decorrer na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, envolvendo cerca de 50 alunos de teatro e artes visuais. A iniciativa conta com a direção artística da artista japonesa Beniko Tanaka.

Teatro de sombras é uma arte distinta dentro do universo das marionetas. Utilizando objetos, luz e sombras, essa expressão artística expande-se numa forma de comunicação teatral, integrando características específicas das artes visuais.

A residência artística conta com a construção de personagens, trabalho de dramaturgia e culmina com uma apresentação aberta ao público que irá decorrer no sábado, 13 de abril, a partir das 10:30, no Auditório Sebastião Alba.

A iniciativa insere-se no ATLAS – Programa de Mediação Cultural do município de Braga, no âmbito das Residências Artísticas CO.LABORA.

Para além deste projeto, a artista japonesa vai orientar um workshop intensivo de Teatro de Sombras até 13 de abril, dirigido a artistas e agentes culturais bracarenses, no Auditório Sebastião Alba da Escola Secundária Alberto Sampaio.

A apresentação final deste projeto ao público decorre no sábado, pelas 21:00, no Auditório Sebastião Alba, da Escola Secundária Alberto Sampaio.

Beniko Tanaka, nascida em 1976 no Japão, apaixonou-se pela luz de Lisboa e decidiu ficar por Portugal, completando a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (2006-2010) e um curso de Teatro de Sombras do Teatro Gioco Vita em Itália (2013). Tem realizado inúmeras intervenções, espetáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições em Itália, Japão e Portugal como nos museus, câmaras municipais e com a embaixada do Japão em Portugal. Foi a primeira apresentadora geral do Festival do Japão em Lisboa (2011-2019). Atualmente frequenta o Mestrado de Educação Artística da Universidade de Belas Artes de Lisboa (2023).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES