
“Flores e Nuvens” (花と雲 HANÁ TO KÛMO) é o nome da nova residência artística de Teatro de Sombras a decorrer na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, envolvendo cerca de 50 alunos de teatro e artes visuais. A iniciativa conta com a direção artística da artista japonesa Beniko Tanaka.
Teatro de sombras é uma arte distinta dentro do universo das marionetas. Utilizando objetos, luz e sombras, essa expressão artística expande-se numa forma de comunicação teatral, integrando características específicas das artes visuais.
A residência artística conta com a construção de personagens, trabalho de dramaturgia e culmina com uma apresentação aberta ao público que irá decorrer no sábado, 13 de abril, a partir das 10:30, no Auditório Sebastião Alba.
A iniciativa insere-se no ATLAS – Programa de Mediação Cultural do município de Braga, no âmbito das Residências Artísticas CO.LABORA.
Para além deste projeto, a artista japonesa vai orientar um workshop intensivo de Teatro de Sombras até 13 de abril, dirigido a artistas e agentes culturais bracarenses, no Auditório Sebastião Alba da Escola Secundária Alberto Sampaio.
A apresentação final deste projeto ao público decorre no sábado, pelas 21:00, no Auditório Sebastião Alba, da Escola Secundária Alberto Sampaio.
Beniko Tanaka, nascida em 1976 no Japão, apaixonou-se pela luz de Lisboa e decidiu ficar por Portugal, completando a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (2006-2010) e um curso de Teatro de Sombras do Teatro Gioco Vita em Itália (2013). Tem realizado inúmeras intervenções, espetáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições em Itália, Japão e Portugal como nos museus, câmaras municipais e com a embaixada do Japão em Portugal. Foi a primeira apresentadora geral do Festival do Japão em Lisboa (2011-2019). Atualmente frequenta o Mestrado de Educação Artística da Universidade de Belas Artes de Lisboa (2023).