Quarta-feira, Agosto 17, 2022
17.3 C
Braga
InícioBragaAlunos da Universidade do Minho realizam ações de cultura no campus de...

Alunos da Universidade do Minho realizam ações de cultura no campus de Gualtar

© UMinho

E se os espaços exteriores da Universidade do Minho receberem, numa tarde inteira, performances de dança, poesia, música e vídeo, impactando o quotidiano da academia? A ideia ganha forma a 1 de junho, das 14:00 às 18:00, no campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa chama-se “Deriva”, tem acesso livre e é dinamizada por alunos do mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, com apoio da vice-reitoria para a Cultura e Território da UMinho.

O evento multicultural começa na portaria principal do campus e ruma à entrada do edifício 2, na qual vai ser lido um manifesto, decorrendo depois momentos de dança, paisagens sonoras e, na sala 0.34, uma mostra de curtas poéticas. Prevê-se ainda uma instalação artística do-it-yourself e um bosque sonoro entre o edifício 2 e o auditório natural da Escola de Economia e Gestão, onde também há pelas 16h30 uma jam session. Várias escadas do campus vão igualmente receber versos de poesia (“degraus poéticos”), para o público descobrir ao longo das quatro horas do programa.

“Convidamos todos a deambularem pelo mundo das artes, numa experiência imersiva e instigadora que vai ‘perturbar’ culturalmente o dia-a-dia do campus”, desafia o aluno Vasco Quintas, da organização. “As pessoas só têm que se deixar ir à deriva pelas muitas propostas que dão cor aos percursos de sempre e podem, também elas, ser artistas”, realça. O projeto pioneiro insere-se na disciplina de Arte, Média e Comunicação, coordenada pela professora Silvana Mota Ribeiro, do Instituto de Ciências Sociais da UMinho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS