Tal como tem acontecido desde 2006, o Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho (UMinho) volta a adaptar brinquedos para crianças com paralisia cerebral.
Esta campanha tem como objetivo “criar um Natal mais feliz, uma vida e um brincar funcional e autónomo às Crianças Especiais”.
Este ano a Câmara Municipal de Guimarães e a SalusLive – Centro Terapêutico são as entidades que ofereceram os brinquedos novos para ajudar a dar vida a esta iniciativa iniciada em 2006 pelo professor Fernando Ribeiro do Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.
A primeira fase da campanha será a semana de adaptação de brinquedos eletrónicos, onde o Laboratório de Automação e Robótica é “transformado” na fábrica do Pai Natal. Os alunos, investigadores e docentes fazem o trabalho dos “Duendes do Natal“ para adaptar de forma maravilhosa e funcional os brinquedos para as nossas Crianças Especiais. Esta adaptação de brinquedos entra num espírito de voluntariado e natalício por parte de todos os envolvidos, e começa amanhã dia 7 e prolonga-se até ao dia 13 de dezembro.
A segunda fase da Campanha decorre de 14 a 17 de dezembro, e consistirá na entrega dos brinquedos adaptados, onde todos os duendes do Pai Natal se deslocarão às escolas para entregar pessoalmente os brinquedos adaptados, num ambiente de festa.