Pela primeira vez, a Albufeira da Queimadela, em Fafe, foi galardoada com a Bandeira Azul, figurando na lista de 98 Municípios distinguidos. A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
A atribuição do galardão Bandeira Azul implica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com a Qualidade da Água Balnear, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Márcia Barros, vereadora do Ambiente do Município de Fafe, revela a “enorme satisfação por ver reconhecida a qualidade da Barragem da Queimadela, uma das nossas maiores ofertas do ponto de vista ambiental e turístico”.
“Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que destaca a estratégia delineada por este executivo municipal, no que ao ambiente diz respeito”, acrescenta, salientando “o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Câmara Municipal, neste âmbito, e que tornou possível a apresentação desta candidatura e a obtenção deste resultado”.
“A Autarquia de Fafe tem realizado um esforço crescente na valorização da Albufeira da Queimadela, melhorando as condições para todos os que visitam aquele espaço ao longo do ano e será nesse sentido que continuaremos a trabalhar”, reitera a vereadora.
Dos 14 concelhos do distrito de Braga, apenas 3 obtiveram este galardão. Além de Fafe, também Braga e Esposende foram distinguidos.
Recorde-se que, recentemente, o Município de Fafe lançou o concurso para os trabalhos de prolongamento do percurso pedonal da Barragem de Queimadela com a construção de novos passadiços que vão permitir melhores condições de circulação.