Segunda-feira, Abril 15, 2024
14.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoÀ Descoberta do Turismo Industrial de Famalicão

À Descoberta do Turismo Industrial de Famalicão

© CM Famalicão

A agenda nacional “À descoberta do Turismo Industrial” tem passagem por Vila Nova de Famalicão nos dias 12, 13 e 14 de abril. Promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenado pelo Turismo de Portugal, o roteiro inclui visitas guiadas a dois museus famalicenses e a um produtor de vinhos verdes. Todas as visitas são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia.

No dia 12 de abril, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, um dos bastiões regionais no que refere à investigação e preservação do património industrial têxtil do Ave, vai ter visitas guiadas em dois momentos: às 11:00 e às 15:00.

Já na quinta-feira, 13 de abril, é a vez do Museu do Automóvel estar de portas abertas, com visitas guiadas também às 11:00 e 15:00. Ao entrar neste espaço museológico com mais de 3.000 m2, o visitante terá a oportunidade de “viajar” pela evolução do design automóvel, desde os primórdios até ao final do século XX.

O périplo da agenda ‘À descoberta do Turismo Industrial’ termina a sua passagem por Vila Nova de Famalicão na Castro Vinhos de Portugal, empresa familiar dedicada à produção de vinhos verdes, na sexta-feira, 14 de abril, onde haverá uma visita guiada às 15h00. Neste dia, os visitantes poderão ficar a conhecer a vinha, nomeadamente, a cultura, as castas e características da região, assim como a adega, onde será explicado o processo de vinificação, conservação, enchimento, rotulagem e funcionalidade dos equipamentos, culminando com uma degustação do vinho da casa.

A iniciativa ‘À descoberta do Turismo Industrial’ realiza-se de 8 a 14 de abril, e abrange todo o território português. O roteiro abrange visitas guiadas, workshops, exposições, demonstrações, exibições de filmes e documentários, degustações e provas, entre mais de 90 experiências, tendo em vista revelar o património e a indústria viva que caracterizam e diferenciam a oferta e os territórios de Portugal.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores, e dos demais parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, cujo programa integral pode ser consultado aqui.

No caso específico de Vila Nova de Famalicão, poderá obter mais informações sobre as atividades previstas e como se inscrever nas visitas guiadas aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES