Terça-feira, Abril 30, 2024
10.1 C
Braga
ReportagemBraga: Cabreiros reviveu grandiosa Procissão dos Passos

Braga: Cabreiros reviveu grandiosa Procissão dos Passos

© Angélica Antunes

Após dois anos de suspensão devido à pandemia, Cabreiros voltou a viver intensamente, este domingo, a Procissão dos Passos. Centenas de fiéis acompanharam as celebrações religiosas, que dão o arranque ao ciclo das procissões dos passos no concelho de Braga.

As celebrações foram presididas pelo Padre João Alberto Correia e acompanhadas por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, congratulou-se com o retomar das tradicionais procissões religiosas no concelho. “É um momento importante que todos vivemos com muita expectativa, porque os últimos dois anos privaram-nos deste tipo de celebrações, que são sempre momentos de encontro de cada comunidade, de atração de muitos visitantes ao nosso concelho. Julgo que este ano, felizmente, vamos poder celebrar em pleno a Semana Santa e retomar muitas das atividades que marcam a agenda cultural e a agenda social da nossa cidade”, afirmou o autarca.

© Angélica Antunes

O edil realçou o trabalho das instituições e dos demais voluntários que se empenharam na realização desta procissão, apelando à participação dos bracarenses nas atividades religiosas do concelho de Braga. “Estes são eventos que exigem muito dos nossos participantes e julgo que as pessoas nem sempre têm essa noção que por detrás de uma procissão como esta que hoje vamos viver, há uma dedicação imensa de muitas instituições e de muitos voluntários. Por isso, o melhor tributo que lhes podemos prestar é responder ao seu repto de participar ou assistir a essas procissões e, aproveitando o calendário daquilo que se avizinha, é desafiar todos os bracarenses para participarem ativamente nestas iniciativas”, sublinhou Ricardo Rio.

Por sua vez, José Silva, presidente da União de Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião, destacou a importância da Procissão dos Passos para a comunidade. “Trata-se do retomar de uma normalidade. Felizmente, pelos dados da pandemia, permite-nos nesta altura celebrar as solenidades do Senhor dos Passos com a segurança de pelo menos de que tudo correrá bem e para a freguesia em si. Este é um momento muito importante porque é de facto um dos momentos marcantes na vivência da nossa comunidade. Não é apenas uma solenidade, temos outras atividades que envolvem toda a população, mas esta é aquela em que o espírito e em que a fé, digamos assim, deste povo mais se manifesta e, por isso, é com muita satisfação que vemos o retomar desta normalidade”, referiu o presidente.

© Angélica Antunes

O autarca destacou o empenho da Paróquia e da comunidade nas demais iniciativas na freguesia. “Quero destacar o empenho desta comunidade, desta Paróquia, quer nas infraestruturas, quer nas iniciativas paroquiais. Por exemplo, o espaço onde estamos foi recentemente requalificado, fruto do empenho, não só da Paróquia, mas de toda a freguesia e, portanto, é com dupla satisfação que acolhemos estas solenidades do Senhor dos Passos”, salientou José Silva.

Henrique Borges, presidente da Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, regozijou-se com o recomeço da Procissão dos Passos. “Esta confraria já está no seu segundo mandato, sendo que estes últimos dois anos não pudemos realizar as cerimónias como sempre realizamos, mas transmitimos online. Uma vez que não pudemos ter manifestações na rua, há necessidade de voltar a cumprir essas tradições”, referiu.

Na procissão participaram cerca de 250 pessoas. “São 70 pessoas que levam os andores e estandartes, juntando-se mais 180 figurantes, que são voluntários e são os próprios que pagam o aluguer das suas roupas. Há uma forte participação das pessoas, porque além de irem figuradas, ainda pagam o custo que é alugar as suas vestes e aí temos que agradecer a toda a paróquia e às pessoas que vêm de fora, cumprindo as suas promessas, pois são elas que fazem a grandiosidade da procissão”, finalizou Henrique Borges.

© Angélica Antunes

Organizada pela Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, os momentos mais marcantes da procissão foram o encontro de Jesus Cristo com Maria e o canto de Verónica.

A reportagem teve o apoio à produção da União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES