Sábado, Abril 27, 2024
12.9 C
Braga
RegiãoPóvoa de Lanhoso13 milhões de investimento. Póvoa de Lanhoso lidera na execução de fundos...

13 milhões de investimento. Póvoa de Lanhoso lidera na execução de fundos comunitários.

CM Póvoa de Lanhoso

Entre finais de 2017 até agora, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso territorializou apoios no valor de 9.633.320,27 euros, através de candidaturas aprovadas a instrumentos de financiamento comunitários e nacionais.

Este valor permitiu alavancar um investimento total de 12.853.505,22 euros, que se materializa em projetos como a Requalificação da Praça Eng.º Armando Rodrigues e envolvente, a Reabilitação do Pontido – Fase 1, a Requalificação de redes pedonais na vila da Póvoa de Lanhoso, o Fecho de redes de AA ‐ Subsistema AGERE/Ponte do Bico; o Fecho de redes de AA ‐ subsistema das Andorinhas; o Fecho de redes de AA ‐ subsistema do Rabagão; o Fecho das redes de SAR na bacia do Ave ‐ Município da Póvoa de Lanhoso; o Fecho das redes de SAR ‐ subsistema de Serzedelo ‐ Município da Póvoa de Lanhoso; a Reabilitação do largo da Feira e envolvente; a melhoria da eficiência energética no edifício dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso; a Reabilitação do edifício da EPAVE; e a Requalificação e modernização das instalações da Escola Básica Gonçalo Sampaio, de entre outros.

No total, são 27 as operações financiadas por programas como o Norte 2020, POSEUR, Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes WIFI, Fundo Ambiental, Interreg SUDOE e 1º Direito.

De lembrar que a Póvoa de Lanhoso lidera, dados reportados a 1 de fevereiro de 2021, a execução de projetos financiados no domínio da mobilidade urbana sustentável, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, na área de abrangência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave (NUTS III Ave). De acordo com a mesma informação da CCDR-n, a Póvoa de Lanhoso é também o Município que apresenta as mais elevadas taxas de execução efetiva no universo constituído pelos seis municípios da NUTS III Ave, cujas sedes são classificadas como centros urbanos estruturantes sub-regionais e municipais.

Em termos distritais, a Póvoa de Lanhoso é o concelho com maior eficácia na captação de fundos comunitários aprovados per capita. O concelho conseguiu 711,5 euros por habitante. Dados que constam da publicação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, designada “NORTE UE Dinâmicas dos Fundos Europeus na Região – Programas Nacionais e Regionais”, no âmbito de “PORTUGAL 2020 na Região do Norte: operações da esfera municipal e abordagens territoriais integradas (informação de 30 de junho de 2020)”. De entre os diversos indicadores analisados, a Póvoa de Lanhoso é, para o “Fundo aprovado e intensidade de fundo aprovado por habitante, por concelho da Região do Norte”, o concelho do distrito com maior eficácia na captação de fundo aprovado per capita e, para além disto, o Município povoense é o segundo mais eficaz no conjunto das outras duas NUTS III, Ave e Cávado.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES