Terça-feira, Abril 30, 2024
13.4 C
Braga
RegiãoTerras de BouroPeregrinos concluem Caminho da Geira e dos Arrieiros vestidos de romanos

Peregrinos concluem Caminho da Geira e dos Arrieiros vestidos de romanos

© AEJ Terras de Bouro

A delegação de Terras de Bouro da Associação Espaço Jacobeus conclui no domingo, dia 12, uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, que sai de Braga, com uma homenagem à herança romana da região.

As 12 pessoas que constituem o grupo começaram a peregrinação, por etapas, em maio do ano passado, e vão chegar à Praça do Obradoiro, na capital da Galiza, vestidas como os soldados da época romana.

“O facto de irmos vestidos de romanos pretende promover o Caminho da Geira (romana) e a ligação da cultura romana a Terras de Bouro, onde anualmente se realiza uma feira da época e há o Museu da Geira”, explica o delegado da AEJ, Vítor Cunha.

“É também um tributo à Geira e aos terrabourenses, procurando aproximar a população de Terras de Bouro deste caminho, fazendo-lhe notar a importância cultural e económica do traçado”, adianta.

A peregrinação decorre em parceria com os Bombeiros Voluntários e o apoio da Câmara de Terras de Bouro, envolvendo autarcas municipais e de freguesia, bombeiros, elementos da Cruz Vermelha e pessoas ligadas à restauração e alojamento locais.

A peregrinação começou em Santa Cruz, no concelho de Amares, em maio do ano passado, decorrendo uma etapa por mês, com exceção de julho e agosto. Agora, domingo, o último troço liga Pontevea a Santiago de Compostela.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES