Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
Educação700 estudantes de Design passam por Guimarães na 9.ª edição do ENED

700 estudantes de Design passam por Guimarães na 9.ª edição do ENED

© CM Guimarães

A cidade de Guimarães prepara-se para receber, de 30 de março a 2 de abril, a nona edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED). O evento prevê a participação de mais de 700 estudantes, simpatizantes e profissionais da área do design. Estão previstas, em vários locais da cidade de Guimarães, dezenas de palestras, mesas redondas, espaços de networking e workshops, para além de atividades culturais e de lazer. O evento que conta com o apoio da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) é organizado por estudantes e para estudantes e tem como premissa a oferta de novas e diferentes experiências, práticas e teóricas.

O evento, para além das centenas de estudantes participantes, receberá igualmente dezenas de palestrantes, oradores, assim como nomes e marcas de referência nacional e internacional na área da arte e do design.

Para o dia 30 de março está prevista uma sessão de abertura que irá acontecer com a visita à zet gallery, na cidade de Braga. O dia 31 marca o arranque do programa de palestras a acontecer no São Mamede CAE, em Guimarães, e que contemplará as conversas com Daniel Caramelo sobre “Economia de escala” e Ronald Rael, a representar o estúdio de arquitetura Rael San Fratello. Para esse dia estão programadas várias mini-talks e cerca de 20 workshops, com destaque para os já esgotados momentos de partilha com Eneida Lombe Tavares “Iniciação à cestaria em bunho”, a acontecer no Instituto de Design (IDEGUI), e os de Francisco Gualter “Poster e merch design” e Joaquim Szkutnik da Rocha “A utopia dos espaços” que terão lugar no Centro de Formação Pós-graduada.

No dia seguinte, 1 de abril, as talks do designer e diretor de arte português Toni Grilo e as de Eduardo Aires sobre “Design gráfico” e Nuno Baltazar acerca do “Design de moda de autor”, são algumas das que vão constar no programa que se desenrola ao longo de todo o dia em vários espaços. Haverá novamente mais de duas dezenas de workshops programados, entre eles o de Vera Vilas Boas “Como inovar usando o design thinking” que terá lugar na Garagem Avenida. O evento culmina a dia 2 de abril, domingo, com as palestras a cargo de Fernanda Fragateiro, Helena Pereira e John Mcelgunn seguidas de uma sessão de encerramento e uma sunset party.

Face a um maior e melhor conhecimento daquilo que é o design, a indústria, a inovação, a sustentabilidade e o amanhã, incentivando um futuro progressista para os atuais e futuros profissionais da área, o ENED volta a destinar-se principalmente a estudantes, pretendendo dar a oportunidade a estes para usufruírem, no mesmo espaço, de uma interação e troca de impressões sobre esta temática com profissionais de relevo. A edição deste ano conta com o dst group como parceiro Diamond e irá acontecer nos edifícios do Instituto de Design de Guimarães, Teatro Jordão, Garagem Avenida, São Mamede CAE, Centro Avançado de Formação Pós-Graduada e Auditório Multifuncional de Couros.

A bilheteira para o ENED está aberta até esta quarta-feira, 29 de março, em www.enedesign.pt.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES