O Município de Braga está a realizar mais uma edição do “incluIR”, um programa de férias inclusivo para as pausas letivas. As atividades tiveram início a 18 de dezembro e terminam no próximo dia 3 de janeiro, contando com a participação de 64 crianças e jovens (33 crianças e jovens atípicas e 31 típicas).
Nesta pausa letiva, o projeto tem a duração de três semanas. Das atividades realizadas, destaque para as idas à piscina, à tenda do Braga é Natal, ao Circo, ao Comboio de Natal e à quinta pedagógica. Há também atividades como pinturas, teatro, hora do conto, jogos teatrais, corridas de carrinhos de rolamentos, Boccia e cinema na escola.
O ‘incluIR’ é um programa que se destina a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, sendo que, no caso das crianças e jovens com necessidades específicas, o limite é até à idade máxima de frequência da escola (18 anos +).
Numa visita realizada às atividades, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou a importância deste projeto e a relevância do mesmo na sua vertente social, que “deve ser assumido como uma responsabilidade de toda a comunidade”. “Esta é uma resposta importante no combate à exclusão social e com o mesmo pretendemos contribuir para a diminuição das diferenças oferecendo as mesmas oportunidades a todos os participantes no programa de férias. O facto de ser um programa aberto a todos reúne faixas etárias diferentes, permitindo a convivência entre crianças e jovens típicos e atípicos potenciando a quebra da barreira da “exclusão social”, referiu Carla Sepúlveda.
“É um programa exigente sendo preciso uma grande articulação entre todos os envolvidos. Temos uma equipa permanentemente envolvida, sensível e dotada de conhecimento técnico, pedagógico e didático no desenvolvimento do plano de atividades. Este projeto só é viável graças ao imprescindível apoio dos Srs. Diretores de Agrupamento e Assistentes Operacionais dos vários Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Braga. Só a partir de um trabalho colaborativo conseguimos garantir os recursos necessários para o bem-estar de todos os participantes”, afirmou a vereadora.