Segunda-feira, Outubro 14, 2024
19.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de Famalicão60 alunos do secundário participam na Universidade de Verão de Famalicão

60 alunos do secundário participam na Universidade de Verão de Famalicão

Iniciativa visa ajudar os alunos a perspetivar o futuro.

© CM Famalicão

São cerca de sessenta os jovens que até sexta-feira estão a participar na Universidade de Verão, iniciativa promovida pelo Município de Famalicão, onde no Pólo de Famalicão os participantes foram recebidos para o primeiro dia de atividades.

“Com o tempo de férias aproveitei para conhecer melhor as escolas e universidades, num programa que nos proporciona uma nova experiência, com pessoas novas e novas realidades, e foi isso que me fez inscrever”, diz uma das participantes na iniciativa.

Dirigida aos jovens do ensino secundário, a Universidade de Verão tem como objetivo ajudar os alunos a perspetivarem o ensino superior, proporcionar-lhes uma oportunidade de “anteciparem” o futuro e permitir uma experiência que os possa ajudar nas escolhas que venham a tomar no prosseguimento de estudos no pós-secundário.

Ao longo da semana, o grupo vai passar pelas diferentes instituições associadas e participar em jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork e várias experiências, partilhar dinâmicas e o espírito da vida académica, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação, assim como com estudantes, professores e investigadores.

“É uma oportunidade para anteciparem caminho e perspetivarem também a oferta formativa disponível nas nossas escolas, de uma forma lúdica e descomprometida mas aprendendo e desafiando a que descubram as tendências, os processos e o que se faz nas universidades, centros tecnológicos e escolas de formação”, apontou o vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, na receção aos alunos.

Esta iniciativa é realizada em articulação com a Universidade Lusíada, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal, a Escola Profissional Forave, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, e o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES