50.ª Edição da AGRO arranca no dia 23 de março com a presença do Ministro da Agricultura
Quarta-feira , Agosto 12 2020 Periodicidade Diária nº 2541
Principal / Notícias / 50.ª Edição da AGRO arranca no dia 23 de março com a presença do Ministro da Agricultura

50.ª Edição da AGRO arranca no dia 23 de março com a presença do Ministro da Agricultura

Captura de ecrã 2017-03-17, às 20.20.05

A 50.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação arranca já na próxima quinta-feira, dia 23 de março, no Parque de Exposições de Braga, e prolonga-se até ao dia 26. O certame, organizado pela InvestBraga, é o mais importante do setor primário da região do Norte do país e da Galiza e conta com uma programação especial comemorativa pelas 50 edições.

Com cerca de 250 expositores, as grandes novidades da 50.ª edição da Agro são a realização de uma Grande Conferência, no dia 24 de março, com o apoio do Crédito Agrícola, durante a qual serão debatidos temas relevantes do setor, tais como a Política Agrícola Comum, a Reforma da Floresta, o futuro da viticultura, o financiamento do setor agrícola e da indústria agro-alimentar, empreendedorismo e inovação e a internacionalização da agricultura e da indústria agro-alimentar; e, no mesmo dia, a Grande Gala 50.ª AGRO, onde serão distinguidas personalidades e entidades que se têm destacado no setor e que conta ainda com a atuação de Aurea.

“A AGRO tem vindo a crescer de ano para ano, não só em termos de número de expositores e visitantes, mas sobretudo no que toca à variedade da oferta, nomeadamente, temos muito mais conferências, seminários e workshops disponíveis para os profissionais e apostámos no reforço da área da agro-indústria. Este ano, em que se assinalam os 50 anos do certame, apresentamos uma programação de excelência”, explicou Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

O programa contempla a realização de vários seminários dinamizados por instituições parceiras, sobre agricultura biológica e práticas de sustentabilidade agrícola.

Os concursos são também grandes atrações da feira. Nesta edição, estreia-se o Concurso Avícola de Raças Autóctones. Fazem ainda parte do programa desta edição os Concursos Pecuários das Raças Arouquesa, Maronesa e Minhota, assim como o VI Concurso Pecuário Nacional da Raça Cachena, o 5º Concurso Pecuário da Raça Holstein Frísia e o 29º Concurso Nacional da Raça Barrosã.

No campo cultural e musical, além da atuação de Aurea, inserida na Grande Gala, ainda no dia 24, Daniel Pereira Cristo também subirá ao palco. No dia 25, atua Quim Barreiros e, no dia 26, há festival de folclore. Estará patente, ao longo do evento, uma exposição com os cartazes das 50 edições da AGRO.

Considerada a maior feira do setor na região Norte de Portugal e uma das maiores a nível nacional, a AGRO é a única do país a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers. A AGRO faz igualmente parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, e a 50.ª edição do certame conta com a presença de um representante desta associação.