Domingo, Abril 28, 2024
13.9 C
Braga
RegiãoVila Nova de Famalicão“25 de Abril em Jazz” em Famalicão

“25 de Abril em Jazz” em Famalicão

Concerto acontece no dia 25 de abril, pelas 16:00, nos Paços do Concelho, com entrada livre.

© CM Famalicão

“Um grito à liberdade com música”. É assim que António Pedro Neves, conhecido como ‘AP’, um dos grandes nomes do jazz português, descreve o concerto inédito “25 de Abril em Jazz” que acontece nos Paços do Concelho de Vila Nova Famalicão, precisamente no dia em que se celebram 50 anos de liberdade em Portugal.

O espetáculo único, protagonizado pelo Eixo do Jazz Ensemble e inspirado em canções de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, está marcado para dia 25 de abril, às 16:00, e tem entrada livre.

“A palavra ‘liberdade’ tem tudo a ver com a maneira como concebi os arranjos e como os pensei. Tentei não desvirtuar as canções originais, mas dar-lhes uma nova roupagem, à base de improvisação e solos, em torno do tema da liberdade”, explicou AP durante um dos ensaios do grupo.

Será “um concerto bastante emocionante, porque assinala os 50 anos de uma data muito importante para os portugueses. Acredito que vá tocar no coração de quem estiver a assistir”, destacou o diretor artístico do Eixo do Jazz Ensemble, Diego Alonso.

O Eixo do Jazz Ensemble é uma fusão luso-galaica constituída por nove artistas, entre eles: AP, na guitarra; Clara Lacerda, no piano; Teresinha Sarmento e Joana Raquel Alhau, nas vozes; Diego Alonso, no saxofone tenor; Rafael Gomes, no saxofone barítono; João Pedro Dias, no trompete; Yudit Almeida, no contrabaixo; e Gonçalo Ribeiro, na bateria.

O concerto será precedido pela recitação do poema “As Portas que Abril Abriu” de Ary dos Santos, pela voz de António Sousa, seguindo-se uma homenagem a Ivo Machado, que declamará um poema de sua autoria, acompanhado à guitarra pelo músico famalicense, Tiago Machado.

Ao longo do espetáculo haverá ainda a projeção de imagens da revolução de abril em Famalicão e no país pela Whale’s Mouth (Nuno Meneses e Gabriela Almeida).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES