Domingo, Abril 28, 2024
15 C
Braga
Braga20 jovens do projeto Erasmus+ estiveram em Braga

20 jovens do projeto Erasmus+ estiveram em Braga

© CM Braga

Um grupo constituído por 20 jovens envolvidos no projeto do Programa Erasmus+ “Entre Jovens – Participação em Comunidades Locais” visitou a cidade de Braga, considerada pelo grupo como “uma referência em termos de políticas de juventude”.

Nesta visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade local e o trabalho que o Município de Braga desenvolve ao nível da juventude. Neste âmbito, foi desenhado um programa de atividades que possibilitou ao grupo de jovens o contacto com vários agentes. Os jovens visitaram o Centro da Juventude de Braga, onde também tiveram um momento de conversa com dois dirigentes associativos juvenis do concelho, Vera Lima (Juventude Cruz Vermelha) e Fernando Vieira (FAJUB).

Os jovens contactaram ainda com o Geração B25+, grupo de jovens com a missão de acompanhar e contribuir para a Braga 2025 – Capital Portuguesa da Cultura, e visitaram a a Startup Braga e a Loja da Juventude do Município, localizados no edifício gnration. Para terminar o primeiro dia estiveram, no Café-Concerto RUM by Mavy, com diversos dirigentes de Associações de Estudantes de Braga, onde partilharam projetos e desafios que possam ser concretizados nos seus Municípios (Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares).

A visita passou pelo Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga. Da parte da tarde, o grupo de jovens ficou a conhecer a Ludoteca da Estufa, espaço localizado no Parque de São João da Ponte onde os mais jovens podem brincar e aprender através dos jogos de tabuleiro e, ainda, usufruir da respectiva Academia de E-sports destinada à prática de jogos electrónicos.

Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga, referiu ser um “orgulho” para o Município ser reconhecido como “uma referência nesta área”. “Temos desenvolvido um conjunto de políticas que potenciam a participação dos jovens na construção da nossa comunidade nas mais diversas vertentes. Ao nível da formação e qualificação, promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, dinamização do movimento associativo ou apoio às suas propostas, temos feito um esforço para ir ao encontro das pretensões dos jovens e é com todo o gosto que partilhamos estas boas práticas para que possam ser replicadas noutros territórios”, referiu.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES