Sexta-feira, Março 29, 2024
7.3 C
Braga
spot_img
Educação151 alunos carenciados de Braga receberam computadores oferecidos pelo dstgroup
spot_img

151 alunos carenciados de Braga receberam computadores oferecidos pelo dstgroup

Dstgroup

O dstgroup entregou hoje 151 computadores portáteis novos a alunos carenciados de Braga, numa cerimónia que decorreu no auditório da Escola Sá de Miranda.

Na presença dos estudantes e respetivos pais, Joaquim Teixeira, vice-presidente do dstgroup, e Margarida Antonieta da Rocha e Silva, diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, assinaram o protocolo de doação, que visa possibilitar aos alunos do agrupamento o acesso às metodologias de ensino à distância durante a pandemia da Covid-19.

Recorde-se que, já em maio de 2020, por ocasião do primeiro confinamento, o grupo liderado por José Teixeira também doou 50 computadores e assegurado a oferta de serviço de Internet durante quatro meses.

A desigualdade no acesso dos alunos ao ensino à distância tem estado em debate desde o início da pandemia por incrementar ainda mais a vulnerabilidade das famílias de condições socioeconómicas mais desfavorecidas. “Também no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda essa realidade se fez sentir com acuidade. Assim, com o regresso do ensino à distância, considerado menos eficaz do que o ensino presencial e um multiplicador de desigualdades de vários tipos, não apenas educacionais, que penaliza os alunos mais vulneráveis, o dstgroup, consciente da sua responsabilidade social e das repercussões que o atual momento tem na educação e nas perspetivas futuras dos alunos, decidiu atribuir um donativo em espécie ao Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, no valor de cerca de 50 mil euros”, refere a empresa.

Para Margarida Antonieta Silva, esta doação vem responder às situações, que o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda já havia identificado, de alunos que estavam fortemente condicionados no acesso ao ensino à distância, por não possuírem equipamento informático ou porque, tendo-o, têm de o partilhar com outros elementos do agregado familiar, porque alguns estão em teletrabalho ou têm outros irmãos em ensino não presencial. A diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda louva o dstgroup “por se associar ao agrupamento para  ultrapassarem estes obstáculos que, no ensino não presencial, constrangem fortemente o acesso dos alunos às aulas e ao trabalho que têm de realizar para desenvolverem as suas aprendizagens”. Na opinião da diretora, o dstgroup é o parceiro de excelência do AESM e responde sempre prontamente no apoio a soluções para benefício do trabalho educativo com os alunos.

Já para José Teixeira, presidente do dstgroup, “este apoio significa mais do que filantropia. A educação é a variável que influencia a competitividade das famílias, das empresas, das cidades e dos países. É responsabilidade da economia e das empresas contribuir para eliminar as barreiras do ensino, esbater as desigualdades no acesso a ferramentas para uma educação de idênticas oportunidades e alargar o elevador social para que os que menos podem consigam prosperar e empreender”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES