144 alunos da UMinho vão ser distinguidos com bolsas de estudo e prémios de mérito
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Educação / 144 alunos da UMinho vão ser distinguidos com bolsas de estudo e prémios de mérito

144 alunos da UMinho vão ser distinguidos com bolsas de estudo e prémios de mérito

A Universidade do Minho (UMinho) realiza, esta segunda-feira, a partir das 16h30, a cerimónia de entrega das bolsas de estudo por mérito escolar e dos prémios “Caixa Mais Mundo”, que vai decorrer no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga.

Vão ser distinguidos 137 estudantes com uma bolsa de valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma. A sessão conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz.

As bolsas de estudo por mérito, suportadas integralmente pelo orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destinam-se a ​distinguir os estudantes que, em cada ano curricular, obtiverem aproveitamento excecional, e abrangem todos os alunos inscritos na UMinho nos ciclos de estudos de licenciatura, ciclos de estudos integrado de mestrado e ciclos de estudos de mestrado. São elegíveis para a bolsa de mérito todos os alunos que tenham transitado de ano, que no ano letivo anterior ao da atribuição da bolsa tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular em que se encontravam inscritos, e que apresentem média ponderada igual ou superior a 16 valores no conjunto das disciplinas que constituem o ano curricular em causa. A bolsa de estudo por mérito tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é atribuída.

Vão ser também distinguidos sete alunos com o prémio de mérito “Caixa Mais Mundo”, no valor unitário de 1500 euros. Instituídos pela Caixa Geral de Depósitos a nível nacional, este prémio distingue as melhores notas de candidatura no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, no ano letivo 2019/2020. A CGD pretende que a atribuição dos prémios e bolsas contribua para uma justa e efetiva igualdade de oportunidades aos estudantes matriculados nas Instituições de Ensino Superior, incentivando a frequência do ensino universitário e proporcionando melhores desempenhos escolares.

A sessão simbólica contará com um número reduzido de pessoas e poderá ser acompanhada em streaming.