Quinta-feira, Abril 18, 2024
23.4 C
Braga
RegiãoFafe1400 crianças de Fafe formam cravo vermelho gigante

1400 crianças de Fafe formam cravo vermelho gigante

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

© CM Fafe

Cerca de 1400 crianças do ensino básico de Fafe participaram, esta manhã, no arranque das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril no concelho com o “Desfile da Liberdade”.

Em pleno coração da cidade foi erguido um memorial alusivo à efeméride, onde as crianças depositaram, uma a uma, o seu cravo. Cada elemento destes foi preparado manualmente pelos utentes da Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe (ARPIFAFE), pelos utentes dos Centros de Convívio (Arões São Romão, Arões Santa Cristina, Armil, Antime e Silvares São Clemente, Fornelos, Revelhe, Moreira do Rei e Várzea Cova, Vinhós, Ribeiros, Quinchães, Agrela e Serafão, Monte e Queimadela, U.F Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, Ribeiros, Paços, Travassós, Estorãos, U.F, Ardegão, Arnozela Seidões, Silvares S. Martinho, Golães, Medelo e Regadas) e pelo Jardim de Infância de Moreira de Rei. Todo este trabalho colaborativo foi elaborado e supervisionado na Biblioteca Municipal de Fafe, envolvendo centenas de pessoas que assim deixaram a sua primeira marca no momento inaugural de um programa que vai prolongar-se por um ano (até 25 de Abril de 2025).

© CM Fafe

O momento simbólico antecedeu o desfile até ao Parque da Cidade, onde as crianças, vestidas a rigor com t-shirts verdes e vermelhas e com a mensagem “25 de Abril Somos Nós!”, formaram um cravo humano, de grandes dimensões, e entoaram um hino preparado para a ocasião, com letra de Artur Coimbra e música da Academia de Música José Atalaya, com a colaboração dos professores José Miguel Costa e Cristina Cunha.

O arranque das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, por elementos da Comissão local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe, por presidentes das Juntas de Freguesia, pelos diretores de agrupamentos, comunidade educativa, associações e público geral.

Antero Barbosa destacou a “importância deste momento para os mais pequenos”. “O arranque das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril em Fafe aconteceu com o envolvimento das escolas, proporcionando a estas mais de 1400 crianças um momento muito especial que acreditamos que será inesquecível para elas”, disse o autarca.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES