Terça-feira, Outubro 4, 2022
19.5 C
Braga
InícioCultura10 000 Russos apresentam novo álbum no gnration

10 000 Russos apresentam novo álbum no gnration

DR

O trio experimental portuense 10 000 Russos apresenta este sábado à tarde, no gnration, em Braga, o seu novo álbum Superinertia. Na noite anterior, Jorge Pinto Ramos estreia online Prelude, peça sonora baseada no novo trabalho de 10 000 Russos.

São das bandas portuguesas mais internacionais da última década. Formados por João Pimenta, na bateria e na voz, Pedro Pestana, na guitarra, e Nils Meisel, nos sintetizadores e eletrónica, os 10 000 Russos estão na vanguarda da música rock psicadélica da atualidade. O concerto está marcado para as 18:00. Os bilhetes custam 7 euros e podem ser adquiridos aqui.

Um dia antes de 10 000 Russos subirem ao palco do gnration, Jorge Pinto Ramos estreia um prelúdio ao concerto, inserido no ciclo online Órbita.

Um prelúdio é geralmente entendido como uma peça introdutória de outra obra maior. É com este mote que Jorge Pinto Ramos dá a conhecer Prelude, uma peça sonora que nasce a partir da reconfiguração dos temas Super Inertia e A House Full of Garbage, presentes em Superinertia, o último disco de 10 000 Russos. Nesta obra do músico bracarense, a eletrónica assume um papel preponderante sobre o instrumental, procurando diluir a barreira percetual entre o acústico e o eletrónico.

Jorge Pinto Ramos é natural de Braga e começou a estudar música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde também concluiu o Mestrado em Música – Composição e atualmente é aluno do terceiro ano do Doutoramento em Música na Royal College of Music, em Londres.

Prelude estreia esta sexta-feira, às 21:00 nas redes sociais e site do gnration. O acesso é gratuito.

Órbita é um ciclo de programação do gnration pensado exclusivamente para o formato online. À sua volta gravitam novas obras encomendadas e são estabelecidas pontes com o programa presencial, com foco nos domínios da música, arte e tecnologia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS